Um modelo constituído pela Edge Health, uma organização que ajuda o Serviço Nacional de Saúde britânico a organizar e interpretar mais eficazmente os dados, sugere que uma em cada cinco pessoas em Inglaterra já esteve infetada pelo novo coronavírus. Os resultados do modelo foram noticiados pelo The Guardian. A Edge Health conclui que o número de infetados é cinco vezes maior que os casos identificados pelas autoridades de saúde.

As previsões destes cálculos indicam que 12,4 milhões de pessoas em Inglaterra (22% da população) podem já ter estado infetadas pelo SARS-CoV-2. Em algumas regiões, 50% da população já foi contagiada.

Os cientistas contabilizaram estes casos com base numa comparação entre o número de mortes e a taxa estimada de letalidade da Covid-19; e leva em conta um intervalo de três semanas entre a notificação dos casos e as letalidades atribuídas à doença provocada pelo SARS-CoV-2.

De acordo com a Edge Health, mais de 10% dos residentes em 138 das 149 autoridades locais com um nível de risco máximo em Inglaterra contraíram a doença. Em Barking e Dagenham, Newham, Thurrock, Redbridge, Havering e Tower Hamlets, duas em cada cinco pessoas foram infetadas. Nas duas primeiras regiões, estima-se que 54,2% e 49% das populações respetivamente tenham estado infetadas.

Entre as 10 regiões mais atingidas estão quatro que foram as que mais dificuldades enfrentaram na segunda vaga da epidemia: Liverpool com 38,8% de infetados, Manchester com 38,6%, Rochdale com 38% e Salford com 37,8%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR