O oitavo e último dia da primeira fase de licitação no leilão do 5G para novos entrantes terminou esta segunda-feira com um encaixe de mais de 84 milhões de euros, de acordo com informação divulgada no site do regulador Anacom.

“Terminou a 11 de janeiro de 2021 a fase de licitação para novos entrantes do leilão para a atribuição de direitos de utilização de frequências nas faixas dos 900 MHz e 1800 MHz, após 44 rondas. No oitavo e último dia de licitações tiveram lugar duas rondas”, adianta a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

A licitação pela faixa 1.800 MHz tinha como preço base definido (preço de reserva) pela Anacom quatro milhões de euros, mas o valor subiu e foram licitados três lotes por cerca de 18 milhões de euros cada, o que totalizou mais de 54 milhões de euros no total.

Na faixa 900 MHz, foi licitado um lote por 30 milhões de euros, mantendo-se o preço de reserva fixado, que somado aos 54 milhões dos outros três lotes totalizam um encaixe de 84 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O montante final encaixado com o leilão depende dos lotes que forem atribuídos durante o processo e se são adquiridos pelo preço de reserva, sendo que a Anacom aponta para receitas de cerca de 237,9 milhões de euros.

Sobre quem licitou, não existe informação oficial. Os novos entrantes podem beneficiar de roaming nacional no acesso às redes dos operadores já instalados, independentemente da qualidade de espectro que adquiram, de acordo com as condições do leilão.

Nos próximo dias, deverá arrancar a segunda etapa de licitação reservada aos atuais operadores que apresentaram candidatura, como é o caso da Meo (Altice Portugal), NOS, Vodafone Portugal e a Dense Air.