776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mónica Calle, 36 mulheres e a fome de resistência

Este artigo tem mais de 3 anos

"Carta" é o novo espectáculo de Mónica Calle, que volta a questionar: como é que se continua? Força e fragilidade ao som de fragmentos de Beethoven. Para ver terça e quarta no D. Maria II.

Para contornar um eventual confinamento geral, "Carta" pode ser visto estas terça e quarta no TNDMII, em Lisboa
i

Para contornar um eventual confinamento geral, "Carta" pode ser visto estas terça e quarta no TNDMII, em Lisboa

Fotos: Filipe Ferreira

Para contornar um eventual confinamento geral, "Carta" pode ser visto estas terça e quarta no TNDMII, em Lisboa

Fotos: Filipe Ferreira

A pergunta é: como é que se continua? Até porque perguntar como é que se começa seria inútil, como se o ponto-zero existisse, como se não passássemos a vida a carregar malas e angústias nos ombros. Mónica Calle volta a palco — com mais 36 mulheres, entre atrizes, bailarinas e 12 músicas — para pensar o lugar da resistência, superação, fragilidade, o lugar do coletivo enquanto motor movido a amor, uma espécie de biodiesel, de última solução progressista da arte e da humanidade.

Carta, o novo espectáculo de Mónica Calle, vai ter duas antestreias, esta terça-feira, dia 12, e quarta, dia 13, no Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), em Lisboa, às 19h, como que a antecipar aquilo que será, possivelmente, o cancelamento da estreia prevista para dia 14 tendo em conta o aparente confinamento geral em que o país vai entrar nos próximos dias. E não é isto também um gesto de resistência e um momento profundamente simbólico? Quase como se nos dissessem que o mundo vai acabar amanhã e aproveitássemos para fazer tudo o que podemos antes do relógio chegar ao fim:

“É uma equipa enorme, é um projeto que tem que ver com a construção, a acumulação, ir juntando. De repente, sou apanhada por uma circunstância em que aquilo que foi proposto há muito tempo — que é trazer cada vez mais pessoas, misturando gente e materiais, tudo isto vai crescendo — choca com o discurso vigente que é: ‘Não podes estar junto’; ‘Não podes tocar’; ‘Não pode haver grupos’. Eu também não sei muito bem o que vai fazer, mas sei que vou fazer isto, naquele palco. Sim, isto é simbólico, não foi previsto, mas este trabalho é exatamente tudo aquilo que todos nós temos andado a viver”, admite.

Deslocando o nosso olhar para o palco, vemos, ao fundo, 30 intérpretes despidas, iluminadas pelas suas costas, alinham-se como se estivessem prontas para partir. E esta é uma imagem com tanto de belo como de profundo, a estética dura uns minutos apenas para ser substituída por um rito de comunhão, quase antropológico, que se acentua assim que começam a correr em direção à boca de cena, recuando depois de costas, isto sem parar, numa prova de superação física — e até semelhante àquilo que na escola se chama de vai-vem, mas, claro, sem o protocolo formal do ensino e sem a presença castradora do patriarcado. Portanto, também aí: como é que se continua?

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Gradualmente, vão ficando à boca de cena e começam um coro — simples, mas tão bonito e harmónico — que serve de ritmo e de ânimo para as pernas de quem fica a correr. As músicas, uma de cada vez, vão saindo da formação-coro para irem buscar os seus instrumentos que começam a tocar — fragmentos da Sétima Sinfonia de Beethoven — nas laterais meio escondidas do palco descoberto da Sala Garrett do TNDMII. E eis que se inicia o movimento resistência, duracional, que talvez possa ser descrito como algo pendular, onde a planta do pé esquerdo toca o chão de forma relativamente oblíqua enquanto que o pé direito nunca toca totalmente no chão, apoiando o seu peso apenas na sua frente, que vai subindo e descendo. E por ali se vai ficando.

"Casa" quer pensar o lugar da resistência, superação, fragilidade, o lugar do coletivo enquanto motor movido a amor, uma espécie de biodiesel, de última solução progressista da arte e da humanidade

Algo que já vinha de Ensaio para uma cartografia ­— com passagem, em 2017, pelo TNDMII —, processo que Mónica Calle iniciou em 2014 com algumas das atrizes aqui presentes e que a fez chegar até aqui. “A grande diferença é que se em 2014, quando comecei este processo, na realidade passava por uma questão um bocadinho mais reduzida, que tinha que ver com a vida, sempre teve, mas que estava mais ligada a mim, à estrutura Casa Conveniente, à transformação de Lisboa. E isso correspondia, obviamente, a uma transformação de uma sociedade, que estava a acontecer. Agora há uma evidência, tudo aquilo que era percetível caiu-nos a todos em cima, os sinais estavam lá todos”, comenta.

Se estavam. E agora aqui andamos, rezando para que ainda não sejam 23 horas, que o senhor João do café da rua seja simpático e feche os olhos, vendo espectáculos ao sábado de manhã, e até, curiosamente, sem turistas. Tudo acaba a dar a volta, não é? “Hoje há uma série de coisas que nos ultrapassam, estamos todos a ser conduzidos para esta impossibilidade de tomar decisões, é das situações mais assustadoras. Tens umas estruturas, ou seja, o Governo, que toma conta da tua vida toda em todos os sentidos. Através de uma ideia de segurança, do não-risco, que conduz ao medo. O domínio sobre os seres humanos é transversal: na tua intimidade, na tua sexualidade, no teu pensamento, na tua capacidade de escolha”, diz Calle.

A mesma que nos diz, que perante tudo isto já quase não consegue falar sobre o seu trabalho, porque parece absurdo falar sobre isso agora. Como se fosse possível dissociar tempos e conteúdos. Em Carta temos uma equipa de mais de 40 pessoas que a única coisa que encontram viável é estar junto, é tocar — e quão paradoxal é isto tudo. “Acho que a grande luta neste momento é não permitir que a vitalidade, a alegria e a busca destas pulsões morram”, afirma.

Lá assumimos as vestes do jornalista chato que pede dados mais concretos, porque a filosofia e o pensamento largo nem sempre são amigos de um texto. Carta é um outro lugar e o mesmo lugar, tudo em simultâneo. Além dos contrabaixos e violoncelos, há agora fagotes, flautas, tímpanos — direção musical de Martim Sousa Tavares —, há muito mais massa humana. É isso: massa. Não tanto os fusilli ou os orecchiette, mas a massa enquanto organismo flexível e inquebrável, uma tela fulgurante e que promove o empoderamento. Para Calle, isto não é o Ensaio para uma cartografia.

"A grande luta neste momento é não permitir que a vitalidade, a alegria e a busca destas pulsões morram", diz-nos Monica Calle

“São 7 anos e a cada ano fomos alterando/acrescentando coisas. Existe, pela primeira vez, a nossa voz, que nunca existiu pela primeira vez. Há mais instrumentos. No que à música diz respeito, estamos só a trabalhar a Sétima Sinfonia de Beethoven, todos os materiais vêm daí, enquanto que antes eram coisas de vários sítios. Havia uma voz exterior, com um discurso sobre a vida dos maestros. Portanto, hoje não há nada que venha de fora, não há gravações, não há som, é tudo aquilo que somos capazes de fazer até este momento. Isso é uma grande alteração. E no Ensaio para uma cartografia foi acontecendo uma coisa evidente de explorar a tentativa, a falha, e de trabalharmos sobre materiais que não são os nossos, era um trabalho que era mais exposto e ao mesmo tempo com muita força e superação. O que eu sinto é que a falha, a resistência, a fragilidade estão aqui de forma mais subtil. Estou agora a pensar sobre isso, nem sei se estou certa.”

A resistência está prevista que prossiga mesmo depois deste momento no TNDMII. De 3 a 7 de março, no anfiteatro ao ar livre da Culturgest, esperemos que aconteça O Escuro Que Te Ilumina, um trabalho em espaço público, que teve como mote a recuperação de Bruno Candé Marques depois do coma a que esteve submetido na sequência de um acidente em 2017, quando foi atropelado de bicicleta no regresso a casa. O ator que foi assassinado dia 25 de julho de 2020, sob motivos racistas.

“Esse trabalho teve que ver inicialmente com o [Bruno] Candé, foi preparado em 2018, e foi pensado na recuperação dele, daí a ideia do Escuro que te ilumina, que é um título roubado ao José Riço Direitinho, mas que me pareceu uma coisa muito certa, perguntei-lhe se podia trabalhar sobre o título. É mesmo esquisito, isto. Várias pessoas desta equipa começaram a fazer uns workshops para um dia arranjarmos dinheiro para fazer este espectáculo. Foi exatamente uma semana antes de começarmos a fazer os workshops que não conseguimos entrar no nosso espaço na Zona J, então vamos todos para a rua. Depois fizemos uma vez em Julho de 2018, foi a primeira vez que o Candé voltou a trabalhar depois de ter vindo do coma, com muitas debilidades e ele só dizia ‘qual fisioterapeutas, nada como um workshop’”, conta.

E este é um trabalho que parte de narrativas individuais para se espraiar coletivamente, numa imagem geral vulga soma de pequenas histórias físicas: “Cada intérprete tem uma narrativa, o escuro que ilumina cada um. São essas narrativas individuais que depois se expandem, a maneira como toda a gente se expôs, sem se conhecer, foi extraordinário. Foi sempre feito em improvisos e encontram-se pontos de contacto na imagem geral. Depois voltámos a fazer em novembro, no inverno, e foi incrível, estava frio, numa noite em que choveu torrencialmente e que tínhamos público. E por isso propus fazer isto ao Mark [Deputter] fora do edifício, naquele auditório exterior. Espero que chova e que se possa fazer”, conclui. Esperemos que chova.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir
de 0,10€ /dia

Nesta Páscoa, torne-se
assinante e poupe 42€.

Assinar agora