O presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, reúne-se na sexta-feira por videoconferência com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, no âmbito da visita a Portugal do Colégio dos Comissários Europeus.

Em comunicado, a Assembleia da República salienta que “à luz das fortes restrições decorrentes da situação pandémica que se atravessa, que têm comportado sérias implicações no funcionamento das instituições, a visita do Colégio de Comissários Europeus decorrerá num modelo virtual, com os encontros a terem lugar por videoconferência — em linha com o que sucedeu na visita a Portugal da Conferência de Presidentes do Parlamento Europeu, no passado dia 3 de dezembro”.

O encontro de sexta-feira entre Ferro Rodrigues e Von der Leyen acontecerá pelas 15 horas, depois de a presidente da Comissão Europeia se reunir de manhã com o Governo português e realizar uma conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro, António Costa, prevista para as 14 horas.

A visita do Colégio de Comissários Europeus à Assembleia da República decorre no quadro da visita que realiza a Portugal, por ocasião da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia no primeiro semestre deste ano.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No comunicado, a Assembleia da República refere que a delegação da Comissão Europeia, além de Ursula von der Leyen, integra os vice-presidentes executivos Frans Timmermans, Margrethe Vestager (Europa Digital) e Valdis Dombrovskis.

A delegação integra também o vice-presidente e Alto Representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança Josep Borrell, o vice-presidente Maros Sefcovic (Relações Interinstitucionais) e os comissários Margaritis Schinas (Promoção do Modo), Elisa Ferreira (Coesão e Reformas) e Nicolas Schmidt (Emprego e Direitos Sociais).

Após o encontro entre Ferro Rodrigues e Ursula von der Leyen, que terá uma duração aproximada de 30 minutos, seguir-se-á uma reunião alargada aos restantes membros do colégio de comissários, no qual participam, “usando da palavra”, os presidentes dos grupos parlamentares, os deputados únicos e as deputadas não inscritas, assim como o presidente da Comissão de Assuntos Europeus, o socialista Capoulas Santos.