Esta sexta-feira, um forte sismo, com magnitude de 6,1 na escala aberta de Richter, sacudiu a Guatemala sem que, até ao momento, tenham sido reportadas vítimas ou danos materiais.

O Instituto Nacional de Sismologia, Vulcanologia, Meteorologia e Hidrologia (Insivumeh) guatemalteco indicou aos jornalistas que o tremor de terra ocorreu às 10h10 locais (16h10 em Lisboa) com o epicentro no oceano Pacífico, ao largo das costas dos departamentos de Retalhuleu, Suchitepéquez e San Marcos.

Segundo o porta-voz da Coordenadora Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de Léon, até ao momento não foram reportadas vítimas ou danos materiais, embora esteja em curso uma análise a nível nacional, num país altamente sísmico.

Tem de se estar preparado para qualquer eventualidade”, acrescentou David de Léon.

Desde o início do ano, a Guatemala registou pelo menos 15 tremores de terra de diferentes magnitudes, até aqui sem provocar vítimas ou danos materiais. Só a 01 de janeiro, o país registou quatro sismos de várias magnitudes, com epicentros no Pacífico. O último sismo que provocou danos severos na Guatemala ocorreu em novembro de 2017, com uma magnitude de 6,6 graus na escala aberta de Richter, que provocou a morte de quatro pessoas no Departamento de San Marcos, no oeste do país.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR