O Museu da Região Flaviense, Castelo de Chaves e envolvente estão a receber obras de reabilitação, no valor de 440 mil euros, como a melhoria da acessibilidade para pessoas com mobilidade condicionada, divulgou esta segunda-feira a Câmara.

Em comunicado, a autarquia de Chaves, no distrito de Vila Real, explicou que as obras de reabilitação, com um investimento de cerca de 440 mil euros, ficarão concluídas até ao final do ano.

Nos arranjos exteriores as obras contemplam “acertos de cotas e remodelação de pavimentos que visam essencialmente a melhoria das acessibilidades, através da criação de percursos alternativos passíveis de serem utilizados por pessoas com mobilidade condicionada, contribuindo para a articulação entre o Museu, a Torre e o Baluarte [Castelo de Chaves]”.

No Museu da Região Flaviense “a intervenção contempla a substituição do revestimento da cobertura, bem como a aplicação de isolamento para melhor desempenho térmico do edifício”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Já no conjunto arquitetónico Torre/Baluarte está prevista “a criação de novas coberturas e limpeza geral dos panos exteriores, com intervenções pontuais de restauro interior”.

“[As obras estão a ser feitas] na escada interior e de acesso à cobertura, na cobertura, com colocação de cobre em substituição da telha, e na colocação de vãos exteriores, remodelação do passadiço exterior ao nível do segundo piso, colocação de nova cobertura e de piso no espaço entre a torre e a muralha, assim como limpeza exterior da pedra”, refere ainda.

A nota explica também que a obra faz parte integrante do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).