Marselha, Portimonense, Fabril, Marselha novamente, Santa Clara, Manchester City, Tondela, Olympiacos, Tondela novamente, P. Ferreira, Nacional, Benfica, V. Guimarães, Moreirense, Famalicão, Nacional novamente e Benfica novamente. Primeira Liga, Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga. Ao longo de 17 jogos, quase três meses e quatro competições, o FC Porto não perdeu. Até esta terça-feira.

Jovane, um virtuoso caído do céu para salvar um jogo que já estava desvirtuado (a crónica do Sporting-FC Porto da Taça da Liga)

A vitória do Sporting em Leiria, na meia-final da Taça da Liga, significa que os dragões encerram assim uma série prolongada sem derrotas — parcos dias depois de terem encerrado uma série também prolongada mas de vitórias, no empate com o Benfica. Além disso, o FC Porto mantém a maldição com a Taça da Liga e soma assim mais uma temporada (a 14.ª) em que não vai conquistar a terceira competição nacional, tendo assim perdido também a oportunidade de vencer todos os troféus internos, um objetivo que Sérgio Conceição tinha delineado na altura da Supertaça, em dezembro. Aí, mesmo antes do Natal e depois da vitória frente ao Benfica, o treinador dos dragões disse aos jogadores, na habitual roda que todos formam no final dos jogos, que “um já estava” e “faltavam três”: a Liga, a Taça da Liga e a Taça de Portugal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Além disso, o FC Porto engrossou o registo negativo em eliminatórias da Taça da Liga contra o Sporting: nas quatro que as equipas disputaram desde 2008/09, entre três meias-finais e uma final, os leões venceram sempre. Assim, os dragões vão agora prosseguir a temporada e lutar pela renovação do título nacional, pela renovação da conquista da Taça de Portugal e por tudo o que vier da Liga dos Campeões, onde o próximo desafio é uma eliminatória com a Juventus de Cristiano Ronaldo.

Sem comparecer na conferência de imprensa, Sérgio Conceição só comentou a partida na flash interview, defendeu que o FC Porto foi superior ao Sporting e deixou a ideia de que o resultado dos leões “caiu do céu”. E recusou qualquer malapata com a Taça da Liga: “Maldição nenhuma! É jogar futebol, marcar e não sofrer. Não podemos sofrer golos assim! Não fizeram nada para o conseguir”, atirou o treinador dos dragões, que perdeu as duas últimas finais da competição.