Quatro finais, duas vitórias, duas derrotas e sempre a mesma decisão: grandes penalidades. Todas as finais da Taça da Liga que o Sporting disputou acabaram com penáltis e os leões conseguiram ganhar as últimas duas depois de terem perdido as primeiras duas. Agora, no próximo sábado e contra Benfica ou Sp. Braga, a equipa de Rúben Amorim vai desempatar os números.

É preciso recuar à época 2007/08 para encontrar a primeira edição da Taça da Liga — e também a primeira final da competição que o Sporting disputou. A 22 de março de 2008, há 13 anos, o encontro entre os leões e o V. Setúbal, no Estádio Algarve, acabou sem golos. Nas grandes penalidades, Polga, Liedson e Izmailov falharam e os golos de João Moutinho e Romagnoli não chegaram para responder aos de Auri, Cláudio Pitbull e Elias. O Sporting, na altura orientado por Paulo Bento, caiu aos pés dos sadinos de Carlos Carvalhal e falhou a conquista da edição inaugural da prova.

Varandas explica “falsos positivos” e anuncia queixa: “Agora deixo este patético mundo da Covid para entrar de banco com doentes reais”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No ano seguinte, porém, os leões voltaram a chegar à final. A 21 de março de 2009, novamente no Estádio Algarve mas desta feita contra o Benfica, o tempo regulamentar esgotou-se sem que fosse desfeito o empate provocado pelos golos de Bruno Pereirinha e Reyes. Nos penáltis, Rochemback, Derlei e Hélder Postiga falharam e os golos de Romagnoli e João Moutinho, mais uma vez, voltaram a não ser suficientes para responder aos de Cardozo, David Luiz e Carlos Martins. Os encarnados de Quique Flores conquistaram a Taça da Liga pela primeira de sete vezes e Paulo Bento, pela segunda época consecutiva, perdeu a final da competição na decisão por grandes penalidades.

É preciso avançar o filme até 2017/18 para voltar a encontrar o Sporting numa final da Taça da Liga. Aí, no primeiro ano em que o formato da competição foi alterado e passou a incluir uma final four disputada na cidade-sede de Braga, os leões reencontraram o V. Setúbal que uma década antes lhes tinha roubado o troféu. No fim do tempo regulamentar, Gonçalo Paciência e Bas Dost marcaram os golos da partida e a final foi novamente empurrada para as grandes penalidades. Desta vez, porém, a sorte sorriu à equipa de Marcel Keizer: Dost, Bruno Fernandes, Mathieu, Coates e William Carvalho marcaram, Podstawski foi o único a falhar nos sadinos orientados por José Couceiro. Numa época que se seguiu à invasão à Academia, à saída de Bruno de Carvalho, à rescisão de alguns jogadores e ao regresso de outros, o Sporting conquistou a Taça da Liga pela primeira vez e deu o pontapé de saída para uma segunda metade de temporada que terminaria com a vitória na Taça de Portugal.

Um ano volvido e os leões voltavam a estar na final da terceira competição interna. Ainda com Marcel Keizer ao comando da equipa, o Sporting encontrava o FC Porto de Sérgio Conceição em Braga e o jogo, mais uma vez, terminou empatado — marcaram, em janeiro de 2019, Fernando Andrade e Bas Dost. Nas grandes penalidades, Coates falhou mas os golos de Dost, Bruno Fernandes e Nani chegaram para os penáltis desperdiçados por Éder Militão, Hernâni e Felipe. No fim, os leões conquistaram a Taça da Liga pela segunda vez consecutiva e pela segunda vez em quatro finais decididas sempre nas grandes penalidades.