Um em cada três doentes que estiveram internados com Covid-19 regressou ao hospital durante os cerca de cinco meses depois da alta e um em cada oito acabou por morrer. A conclusão é da Universidade de Leicester e do Instituto Nacional de Estatística britânico que foram ver o que aconteceu a 47.780 doentes da primeira vaga da pandemia, que tinham estado internados, e perceberam que 14.047 (29,4%) deles regressara ao hospital com novos sintomas, enquanto 5.877 (12,3%) acabaram por morrer mais tarde por doenças relacionadas com a Covid-19.

“As pessoas vão para casa e parecem ser afetadas por efeitos a longo prazo, regressam [ao hospital] e morrem”, refere o professor da Universidade de Leicester, Ramlesh Rhunti, um dos autores do estudo ao The Telegraph. “Quase 30% foram readmitidas no hospital, é muita gente. São números muito elevados”.

Os efeitos a longo prazo estão normalmente relacionados com problemas cardíacos, diabetes, doenças hepáticas e renais. É por isso que os autores do estudo defendem, também, que as estatísticas em relação à morte por Covid-19 sejam revistas para incluir pessoas que só desenvolvem doenças meses depois. Apelam também a todos os que estiveram infetados com Covid-19 para terem atenção a outras doenças que possam desenvolver.

“Não sabemos se é porque a Covid destruiu as células beta que produzem insulina e por isso depois sofre de diabetes tipo 1, ou se causa resistência à insulina e desenvolve tipo 2”, diz Rhunti, que identificou também outros problemas de saúde nestes doentes que voltaram ao hospital dentro de um período de 140 dias (cerca de cinco meses) depois da alta.

Recentemente um estudo feito na China revelava também que 76,4% de 1.655 doentes manifestaram ter pelo menos um sintoma comum da covid-19 passados seis meses sobre a alta.

(Artigo corrigido no número de doentes que regressou ao hospital com novos sintomas)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR