A tomada de posse de Joe Biden e de Kamala Harris teve de ser adaptada à pandemia que continua a marcar a atualidade. O programa “Celebrating America”, apresentado pelo ator Tom Hanks, foi a alternativa encontrada — transmitido em vários canais, contou com a performance de múltiplos artistas, incluindo Bruce Springsteen, Demi Lovato ou até Katy Perry, cujo tema “Fireworks” encerrou as celebrações.

Bruce Springsteen

Coube ao cantor — também conhecido como “The Boss” — arrancar a cerimónia de 90 minutos e, em frente ao Lincoln Memorial, cantar “Land of Hope and Dreams” com apenas uma guitarra na mão.

Jon Bon Jovi

Seguiu-se Jon Bon Jovi que, a partir de Miami, Florida, interpretou um clássico dos Beatles, “Here Comes The Sun”. No vídeo, o cantor de 58 anos surge a cantar num cais, rodeada pelo mar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Justin Timberlake & Ant Clemons

O artista de 39 anos atuou em Memphis, no estado norte-americano do Tennessee. Timberlake interpretou o tema “Better day” na companhia de Ant Clemons.

Foo Fighters

Antes de cantar o hit “Times Like These”, Dave Grohl dedicou o tema a todos os professores do país, incluído a própria primeira-dama, Jill Biden. “Este ano, os nossos professores têm sido confrontados com desafios sem precedentes, mas, com dedicação e criatividade, têm conseguido ultrapassá-los com a cabeça erguida. É por isso que dedicamos esta próxima canção aos nossos professores inabaláveis que todos os dias iluminam as crianças da nossa nação”, afirmou Grohl, cuja mãe também foi professora durante mais de 30 anos. A banda atou na sua cidade natal, Seattle.

Demi Lovato

Coube a Demi Lovato interpretar o próximo tema e aproveitar o momento para fazer mais uma homenagem, desta vez a todos os profissionais de saúde dos Estados Unidos da América. A artista de 28 anos, cuja performance está a ser muito elogiada nas redes sociais, cantou “Lovely Day”, de Bill Withers, a partir de Los Angeles vestida com um blazer oversized e calças de cintura subida, e a usar um corte de cabelo curto e pontuado por madeixas cor de rosa.

Foi durante esta performance que Joe Biden dançou com o neto de apenas oito meses, deixando alguns internautas emocionados.

Joe Biden dança com o neto de oito meses e deixa utilizadores do Twitter emocionados

John Legend

O cantor também atuou no Capitólio, deixando no fundo do cenário a estátua de Abraham Lincoln.

Katy Perry

Katy Perry interpretou o tema “Firework” para assinalar o fim de “Celebrating America”. Tal como a canção pedia, a atuação da artista foi acompanhada de fogo de artifício que iluminou os céus. Joe e Jill Biden assistiram ao espetáculo a partir de uma janela do Capitólio, bem como Kamala Harris e o marido — nesta fase Harris já usava a criação do designer norte-americano Sergio Hudson, um cocktail dress com lantejoulas e um sobretudo de seda. Já Perry optou por um visual altamente patriótico com assinatura de Thom Browne.

Orlando Bloom, que acompanhava a mulher, publicou os momentos finais da performance de Katy Perry no Instagram, com uma mensagem de apoio: “Um dia a nossa pequenina vai crescer e ver a mãe desempenhar o seu papel num momento histórico (…) Um companheiro orgulhoso com uma lágrima de alegria”.