Já há data para o primeiro grande dérbi lisboeta da temporada: o Sporting recebe o Benfica no dia 1 de fevereiro, uma segunda-feira, a partir das 21h15. A notícia foi avançada pelo jornal Record, e a verificar-se, significa que leões e encarnados se encontram em Alvalade naquele que é também o último dia do mercado de inverno.

Até lá, na próxima jornada, o Benfica ainda recebe o Nacional na Luz na segunda-feira e volta a entrar em campo na quinta-feira (dia 28), para defrontar o Belenenses SAD em jogo a contar para os quartos de final da Taça de Portugal. Já o Sporting desloca-se ao Bessa para defrontar o Boavista, numa partida provisoriamente agendada para o dia 26 (terça-feira). Antes, já no próximo sábado, a equipa de Rúben Amorim ainda encontra o Sp. Braga na final da Taça da Liga, em Leiria.

De recordar que Sporting e Benfica estão atualmente separados por quatro pontos, com vantagem para os leões, e que os encarnados estão em igualdade pontual com o FC Porto — com quem empataram no Dragão na semana passada. Neste mesmo período, a equipa de Sérgio Conceição visita o Farense (jogo provisoriamente marcado para segunda-feira, dia 25), cruza com o Gil Vicente nos quartos de final da Taça de Portugal (quinta-feira, dia 28) e, na jornada do dérbi de Alvalade, recebe o Rio Ave (jogo provisoriamente marcado para domingo, dia 31).

A última vez que Sporting e Benfica se encontraram foi na derradeira jornada da temporada passada, na Luz, já no final do mês de julho: na altura, os golos de Seferovic e Carlos Vinícius garantiram a vitória encarnada, sendo que os leões também marcaram por intermédio de Sporar (2-1). A derrota leonina, associada à vitória do Sp. Braga na Pedreira frente ao FC Porto, significou que o Sporting perdeu o terceiro lugar da Primeira Liga para os minhotos, sendo obrigado a disputar a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga Europa. O dérbi do dia 1 de fevereiro, para além do primeiro entre as duas equipas esta temporada, será também o primeiro confronto de sempre entre Jorge Jesus e Rúben Amorim.

A diferença no dérbi foi curta, a distância entre os rivais é demasiado grande (a crónica do Benfica-Sporting)

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR