A taxa de transmissão (R) do SARS-CoV-2 no Reino Unido baixou para entre 0,8 e 1 desde a semana passada, calcularam os cientistas que aconselham o governo britânico. Isto significa que a epidemia de Covid-19 vai entrar numa fase de decréscimo no número de casos, diz a Sky News.

Nas últimas estimativas, publicadas na semana passada, a taxa de transmissão tinha sido calculada em entre 1,2 e 1,3, indicando que a epidemia continuava em crescimento exponencial. A taxa de crescimento de casos, que na última atualização era de entre 2% e 5%, é agora de -4% a -1%.

Inglaterra está 10 dias à frente de Portugal no confinamento. Que lições tem para nós sobre a nova estirpe?

No início do mês, o Reino Unido entrou num novo confinamento total motivado pela nova variante do vírus, primeiro identificada naquele país, que é mais contagiosa do que a versão clássica do vírus. A descida substancial do número “R” deixa antever que o confinamento britânico, que começou 10 dias antes do português, está a funcionar.

Boris Johnson anuncia novo confinamento nacional

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A descida do “R” foi anunciada pelo painel de cientistas que aconselham o governo britânico sobre a pandemia, que diz acreditar que o número de infeções está a cair “entre 1% e 4% por dia”. Ainda assim, os especialistas assinalam que “a epidemia não está a diminuir rapidamente, apesar do confinamento”.