A iniciativa Aconchegar doou, num mês, 72 camas a estruturas de apoio e hospitais e prepara-se para fornecer mais 15 camas na próxima segunda-feira ao Hospital de Leiria, foi esta sexta-feira divulgado.

O projeto Aconchegar surgiu para combater as fragilidades causadas pela pandemia de Covid-19, melhorando a capacidade de internamento e de prestação de cuidados, através da doação de materiais a estruturas de retaguarda e hospitais.

Em comunicado, a entidade de angariação de fundos, lançada pela International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) com a Fundação São João de Deus, esclarece que, além das dezenas de camas, já obteve “85 colchões anti escaras, 144 guardas metálicas universais, 15 suportes para soro e seis mesas de leito a seis hospitais e estruturas de apoio de Retaguarda, nos distritos de Beja, Bragança, Évora, Leiria, Porto e Vila Real”.

No decorrer das entregas, o Hospital de Leiria, que pretende ativar uma nova Unidade de Cuidados Intensivos de Nível II, fez um pedido urgente de 15 camas articuladas elétricas, que serão entregues “em tempo recorde” na próxima segunda-feira, garante a iniciativa no comunicado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O projeto Aconchegar disponibiliza regularmente no site da campanha – www.aconchegar.pt – o saldo angariado em donativos e os equipamentos adquiridos e entregues.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.