786kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Covid-19. Portugal é o país com mais mortes e novos casos por milhão de habitantes

Este artigo tem mais de 3 anos

Depois de se tornar no país com mais novos casos por milhão de habitantes, Portugal está também em primeiro no número de mortes, na média dos últimos sete dias, segundo o portal Our World in Data.

epa08956785 Doctor Mehran Mandegar (L) checks on a COVID-19 patient next to nurses in the ICU (Intensive Care Unit) of the Sharp Grossmont Hospital, amid coronavirus pandemic in La Mesa, east of San Diego, California, USA, 20 January 2021 (issued 22 January 2021).  EPA/ETIENNE LAURENT
i

ETIENNE LAURENT/EPA

ETIENNE LAURENT/EPA

Portugal já era o país com mais novos casos diagnosticados de infeção com o novo coronavírus por milhão de habitantes e tendo em conta a média dos últimos sete dias. Mas, segundo os dados mais recentes do portal Our World in Data, atualizados até esta quinta-feira, é também o que tem mais mortes reportadas por milhão de habitantes.

Em termos de óbitos, média móvel a sete dias, Portugal está na primeira posição, com 18,24 mortes por milhão de habitantes. Este valor tem estado a subir, sobretudo, desde o final de dezembro. Seguem-se o Reino Unido (18,10), a República Checa (14,90) e a Eslováquia (14,16). A média a sete dias tem a vantagem de permitir tirar conclusões menos influenciadas por variações diárias e indicar uma incidência mais prolongada. Os dados são referentes até dia 21, quinta-feira.

O número de mortes por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias:

Quanto aos novos casos, o país regista 1.083,59 novos diagnósticos por milhão de habitantes, estando à frente de Andorra (944.80), Israel (875,66) e Espanha (747,69). O Reino Unido está uns lugares abaixo, na nona posição, com 597,67. Para uma análise mais aprofundada é, porém, necessário ter em linha de conta outros fatores, como o número de testes realizados. Aí, a lista é liderada pela Áustria e a Dinamarca, sendo que o Reino Unido e Israel estão no top 10. Portugal, em 14.º lugar, faz pouco mais de metade dos testes feitos em Israel (na média dos últimos sete dias).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O número de novos casos por milhão de habitantes na média dos últimos sete dias:

Portugal é o segundo país do mundo com mais novos casos de Covid-19 por milhão de habitantes

Portugal continua acima das 20 mortes por milhão de habitantes

Se olharmos apenas para os números do dia de quinta-feira (sem, portanto, a incidência da última semana), as notícias também não são animadoras para o país. Na tabela da Our World in Data, Portugal lidera nos novos casos (com 1.328,27 diagnósticos por milhão de habitantes), com alguma distância de Espanha (948,72), de Andorra (918,92) e de Israel (811,85). A plataforma ainda não atualizou os dados desta sexta-feira, mas o cenário, segundo os cálculos do Observador, não será muito diferente para estes países.

Portugal tem visto a situação epidemiológica agravar-se, tendo ultrapassado a barreira das 200 mortes nos últimos quatro dias — 234 esta sexta-feira, um novo máximo. Significa que, em média, morrem quase cinco pessoas a cada meia hora. O país também registou nas últimas 24 horas mais 13.987 casos de infeção, naquele que é o segundo pior dia de sempre, o que representaria cerca de 1.361 casos por milhão de habitantes, segundo cálculos do Observador com base na população estimada pelo Eurostat para 2019. Já Espanha oficializou, esta sexta-feira 42.885 novos casos, ou seja, cerca de 913 casos por milhão de habitantes. E Israel, com 7.099 novos casos nas últimas 24 horas, terá cerca de 800 casos por milhão de habitantes (com base nos dados da população total do Banco Mundial).

Óbitos por Covid-19 alcançaram um novo máximo: morrem cinco pessoas de meia em meia hora

Em relação às mortes num único dia, também só há cálculos até quinta-feira na Our World in Data. Nesse dia, Portugal já aparece em segundo lugar,  com 21,67 óbitos por milhão de habitantes, apenas atrás do Liechtenstein (que, embora só tenha tido uma morte nesse dia, está no topo da tabela com 26,22 óbitos por milhão de habitantes — o país apenas tem cerca de 38 mil residentes, daí que uma pequena variação no número de mortes seja expressiva na análise por milhão de habitantes). O Reino Unido está em terceiro lugar neste indicador (19,09).

E esta sexta-feira? Os cálculos do Observador não mostram grandes alterações: o Liechtenstein matém-se na mesma posição, Portugal teria 22,77 óbitos por milhão de habitantes, uma subida face ao dia anterior, e o Reino Unido 21,02.

Taxa de testes positivos em janeiro é a mais alta de sempre

Assine por 19,74€

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

  • Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver planos

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine por 19,74€

Apoie o jornalismo independente

Assinar agora