O transporte social para as povoações mais dispersas do concelho de Castro Marim, muitas em desertificação e envelhecidas, vai ser suspenso devido à pandemia de Covid-19, mas a assistência às populações está assegurada, anunciou esta sexta-feira o município.

A medida foi adotada para “ajustar [o serviço] à nova realidade pandémica” e “assegurar que a população do interior do concelho, que pertence maioritariamente a grupos de risco, fique o mais confinada possível” e “evite deslocações a zonas onde existe maior risco” de infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), justificou a autarquia.

“Adaptando-se às regras de um confinamento mais apertado, a Câmara Municipal de Castro Marim interrompeu o transporte social “Castro Marim mais Perto”, uma rede que assegurava a ligação das povoações mais isoladas às sedes das juntas de freguesia do concelho – Castro Marim, Azinhal e Odeleite”, alertou o município num comunicado.

A Câmara de Castro Marim decidiu também recuperar um programa de apoio para levar a estas populações os bens necessários à sua subsistência e criar condições para que permaneçam em casa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Para assegurar que nada falta a esta população, que por si só já vive em situação de isolamento e, muitas vezes, sem rede social ou familiar de apoio, a Câmara Municipal ativa novamente o programa ‘Castro Marim ainda + Solidário’, um serviço de apoio social que faz as compras necessárias, de bens de alimentares, produtos de higiene e medicamentos, e leva ao domicílio desta população fragilizada”, contrapôs o município.

O serviço “Castro Marim Consigo ainda + Solidário” tem como lema “Pela sua saúde, fique em casa. Nós ajudamos” e está acessível à população por telefone (961 743 222 ou 281 510 747) – ou email (secretariado.covid19@cm-castromarim.pt), das 10h00 às 17h00, entre segunda e sexta-feira.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.092.736 mortos resultantes de mais de 97,4 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 9.920 pessoas dos 609.136 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Em Castro Marim, segundo os últimos dados revelados pelo município, que conta com uma população de cerca de 7.000 habitantes, havia na quarta-feira 98 casos ativos, número que supera os 77 recuperados registados desde março de 2020.