O número de pessoas na Indonésia infetadas com Covid-19 ultrapassou esta terça-feira um milhão, anunciou o ministro da Saúde do país, alertando que os hospitais das regiões mais atingidas estão sobrecarregados.

Segundo o ministério, as autoridades registaram 13.094 novas infeções nas últimas 24 horas, elevando o total do país para 1.012.350, o número mais elevado do sudeste asiático.

O número total de mortes atingiu 28.468 pessoas.

O marco aconteceu poucas semanas depois de a Indonésia ter lançado uma campanha massiva para vacinar dois terços dos 270 milhões de habitantes do país, com o Presidente, Joko Widodo, a receber a primeira injeção de uma vacina feita na China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Profissionais de saúde, militares, polícias, professores e outros grupos de risco foram considerados prioritários para tomar a vacina no quarto país mais populoso do mundo.

De acordo com as autoridades, a Indonésia precisa de administrar quase 427 milhões de doses, tendo em conta a estimativa de que 15% das doses acabam por ser desperdiçadas durante o processo de distribuição na vasta nação de mais de 17.000 ilhas, onde os transportes e as infraestruturas são limitados em algumas zonas.

Jacarta continua a ser a cidade da Indonésia mais atingida pela pandemia, contabilizando mais de 254.000 casos até hoje, incluindo 4.077 mortes.

De um total de 8.066 camas hospitalares na cidade, apenas 8,5% estão disponíveis para novos doentes, sendo que todos os ventiladores estão a ser usados.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.129.368 mortos resultantes de mais de 99,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.