O concerto inaugural da temporada do Teatro Nacional de São Carlos, em Lisboa, é transmitido online na sexta-feira através da página do teatro na Internet ou nas redes sociais Facebook e Instagram, anunciou esta quarta-feira a instituição.

“São Carlos volta a sua casa” é o título da iniciativa, com programações a transmitir às sextas-feiras, às 21h00, e, aos domingos, às 16h00, segundo uma nota do teatro.

Além do concerto que, no palco do S. Carlos, reuniu Pedro Meireles (violino), Marco Pereira (violoncelo), António Rosado (piano) e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de Joana Carneiro, em que foram interpretadas obras de Beethoven e Mahler, também será transmitida a ópera “La Wally”.

Esta obra de Alfredo Catalani, que foi regida por Antonio Pirolli, será transmitida no domingo, às 16:00.

O S. Carlos vai ainda estrear em breve duas rubricas: “No meu baú” e “Bocas e cenas”.

O primeiro consiste num desafio a lançar ao público para que partilhe uma memória física da sua ligação, ou da ligação dos seus familiares mais antigos, ao Teatro Nacional de São Carlos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pode ser um bilhete de ingresso, um programa de sala, um autógrafo, uma fotografia, ou qualquer outro objeto relativo a um espetáculo ou episódio passado no TNSC.

Como está dependente dos contributos que o público fará chegar ao teatro, o S. Carlos divulgará depois quando transmite a rubrica.

“Bocas e cenas” é uma rubrica que pretende mostrar ao público o lado menos conhecido do S. Carlos: os seus trabalhadores, desde o músico à direção de cena, do maquinista à produção, passando pelo aderecista ou pela costureira, que o S. Carlos conta iniciar no princípio de fevereiro.

Em breve será ainda estreada a série original “ABC… Compositores! – Prémio Incentivo à Composição”, que dará a conhecer parte da vida e obra de 10 compositores, um por episódio. Apresentado por três gerações de instrumentistas – crianças, jovens e profissionais -, o projeto visa incentivar a criação e criatividade dos jovens compositores portugueses, residentes ou não em Portugal.

Além destas iniciativas, continuam as obras na fachada, no palco e no interior do teatro.