Os condutores europeus, em Dezembro de 2020, adquiriram menos 3,8% de veículos do que no ano anterior, limitando-se a 1,21 milhões de transacções. Apesar desta quebra na procura, os modelos equipados com baterias recarregáveis, eléctricos e híbridos plug-in, cresceram 271% no 12º mês do ano, atingindo uma quota de mercado de 24,1%, quase ao mesmo nível dos diesel, que se ficaram pelos 24,7%.

Com as vendas de motores a gasolina e a gasóleo a tropeçarem 23%, já incluindo os modelos que recorrem às soluções mild hybrid full hybrid, os eléctricos foram a surpresa do mês. No ranking das vendas em Dezembro, o VW Golf voltou ao nível a que já nos habituou no passado, liderando a procura ao transaccionar 30.073 unidades, apenas -2% do que em 2019.

O mais curioso é que, na tabela dos mais vendidos do mês, surgem dois modelos eléctricos logo a seguir ao Golf – que agora já não oferece nenhuma versão eléctrica, mas sim motores a gasolina, gasóleo, mild hybrid e híbridos plug-in. O VW ID.3 agarra a 2ª posição, com 27.997 unidades, um bom desempenho para um modelo que ainda não oferece as versões mais acessíveis, com maior potencial de vendas. A 3ª posição foi conquistada por outro eléctrico, o Tesla Model 3, que colocou no mercado 24.567 novos veículos, um crescimento de somente 11% face ao mesmo período do ano anterior, em virtude da falta de modelos para o mercado europeu, o que se manterá até a Gigafactory Berlim começar a produzir.

3 fotos

Depois do top 3 dos mais vendidos, surgem três utilitários, respectivamente o Renault Clio (22.399), o Peugeot 208 (20.690) e o Toyota Yaris (20.465). Os restantes quatro modelos que encerram o top 10 são o Skoda Octavia (18.853), o único representante do segmento C, para além do Golf, o Renault Captur (18.688), líder dos B-SUV, o Fiat 500 (18.680), sempre popular e o único do segmento A a figurar entre os primeiros do ranking, com o Peugeot 2008 a encerrar a lista.

Em termos de grupos, a Volkswagen AG comercializou 319.492 unidades e foi quem mais vendeu, mais 10% do que em Dezembro de 2019, batendo a PSA (161.639, +1%), Grupo Renault (126.146, -15%), Grupo BMW (88.095, -9%), Daimler (77.742, -14%), Hyundai-Kia (75.079, -7%), FCA (71.351, +7%), Toyota (68.301, +24%), Ford (61.831, -22%) e Geely (36.849, +10%). Veja na galeria o ranking dos eléctricos e dos híbridos plug-in mais vendidos no último mês de 2020.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR