A comissão parlamentar dos Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas aprovou quarta-feira uma audição da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas sobre os “problemas consulares registados nos últimos meses”, solicitada pelo PSD.

No requerimento para esta audição, o PSD começou por recordar que se regista, “nos últimos meses, um aumento progressivo de problemas na rede consular portuguesa“.

Apesar de um aumento de interessados em obter nacionalidade portuguesa, a quererem regressar a Portugal ou a investir numa propriedade ou negócio e de mais alunos a quererem estudar fora, inversamente têm vindo a acumular-se queixas sobre falta de atendimento presencial e telefónico, falta de resposta, atrasos de meses na marcação de atendimento e renovação ou emissão de documentos de identificação e passaportes, entre outros”, argumenta o PSD.

O requerimento social-democrata, apresentado quarta-feira pelo deputado Carlos Gonçalves, defende a identificação dos “problemas e respetivas soluções de forma a dignificar a missão consular e melhor servir as comunidades portuguesas espalhadas pelo globo”.

O objetivo é, segundo referiu, “evitar a manutenção do atual estado de problemas na rede consular ou a sua escalada”.

A audição da secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, para “prestar os devidos esclarecimentos da atual situação problemática da rede consular”, foi aprovada por unanimidade dos partidos presentes: PS, PSD, BE e PCP. O CDS esteve ausente da votação.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR