2021 já teve algumas tempestades. Após três semanas de frio intenso em que predominou o céu azul, a chuva veio em força: pelo continente já passaram várias tempestades — a Gaetan, a Cristoph a Hortense e a Ignacio. E agora aproxima-se mais uma, que já tem nome: a Justine. Primeiro atinge os Açores e depois vai afetar (indiretamente) o continente. Com ela, traz agitação marítima, vento forte e chuva na sexta-feira e no sábado e já obrigou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir avisos para o continente. O lado positivo é que as temperaturas deverão manter-se amenas. 

Mas vamos começar pelos Açores, que é a primeira região que a tempestade afeta. Na madrugada desta sexta-feira, o vento forte obrigou o IPMA a acionar o alerta vermelho (o mais grave) para o Grupo Ocidental. No Grupo Central vigora o laranja e o Oriental estará sob alerta amarelo. E não é só o vento que a Justine traz aos Açores: também traz chuva e agitação marítima, sendo que todo o arquipélago está sob aviso laranja devido às ondas que podem chegar aos cinco metros.

No continente, o tempo só vai começar a piorar a partir da tarde desta sexta-feira. Ainda que, segundo o comunicado do IPMA, a depressão Justine não afete “diretamente Portugal Continental”, “o sistema frontal associado” à tempestade “deverá provocar um agravamento do estado do tempo”.

O primeiro sinal do mau tempo vai ser o vento, que vai soprar “moderado a forte de sudoeste com rajadas até 75 km/h no litoral Norte e Centro a partir da tarde desta sexta-feira até ao início da manhã [de sábado]”. E nas terras altas, as rajadas poderão mesmo atingir os 100 km/h. O IPMA já colocou, por isso, Viana do Castelo, Braga e Porto em alerta amarelo devido ao vento, aviso que dura até sábado.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A partir da tarde desta sexta-feira também haverá “um aumento de precipitação, sendo mais intensa no Minho entre o final do dia e o início da manhã de dia 30″. E ainda há previsão, no sábado, de queda de neve “nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1200/1400 metros de altitude”.

Associado à depressão Justine, também se espera “um aumento da agitação marítima na costa ocidental, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros de altura significativa, sendo 5 a 6 metros a norte do Cabo Raso” a partir de sábado, prolongando-se até domingo. Tendo em conta este cenário, o IPMA já lançou o alerta laranja — o segundo mais grave — para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa, enquanto para Setúbal, Beja e Faro vai vigorar apenas o amarelo.

No domingo, também está previsto períodos de chuva para praticamente para todo o território continental. As temperaturas deverão, por seu turno, descer ligeiramente.