O restyling de que usufruiu o Model S foi igualmente alargado ao Model X, e outra coisa não seria de esperar, pois ambos os modelos partilham o estatuto de topo de gama da Tesla. Assim, foi sem surpresa que se assistiu à substituição dos cromados nos retrovisores, fechos de porta e na moldura em torno das superfícies vidradas, por uma decoração preto mate. A isto juntam-se os novos pára-choques.

Tal como no Model S, as maiores surpresas surgem no interior, com o volante tipo manche de avião, com a metade superior cortada para permitir um acesso sem restrições visuais ao painel de instrumentos, o ecrã central horizontal com “botões” de comandos directos, melhores materiais, novos bancos e um arranjo com lugar para apenas dois adultos atrás.

Renovado Model S surpreende por dentro e por fora

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Face à versão anterior, a grande vantagem está na mecânica, embora o SUV continue a oferecer apenas duas motorizações. A Long Range (com cinco ou sete lugares) continua a ser a versão mais acessível, mas o preço subiu 4000€, para 99.990€. Contudo, o SUV com 5 metros de comprimento tem mais potência, em torno de 670 cv, o que explica que a aceleração de 0-100 km/h seja cumprida em apenas 3,9 segundos, muito melhor do que os 4,6 segundos antes do restyling, apesar de a velocidade máxima continuar nos 250 km/h. E é bom recordar que 3,9 segundos de 0-100 km/h está ao mesmo nível do valor anunciado pelos mais potentes SUV do mercado, como BMW X6 M, cujo V8 biturbo 4.4 debita 600 cv, ou o Porsche Cayenne Turbo S E-Hybrid (3,8 segundos e 680 cv).

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A versão mais potente do Model X troca a denominação Performance pela Plaid, o que sinónimo do recurso a uma solução com três motores (dois no eixo traseiro), em vez de apenas um motor por eixo. Aqui o preço dá um salto de 9000€, para 120.990€, oferecendo em troca mais potência e uma maior capacidade de aceleração.

Os três motores do Model X Plaid fornecem 1020 cv, o que permite a este SUV com 2455 kg ir de 0-100 km/h em 2,6 segundos, contra os 2,8 da anterior versão Performance. E basta comparar a rapidez na aceleração do X Plaid com a concorrência para apreciarmos a vantagem de que usufrui. De resto, o mais possante dos Model X garante uma velocidade máxima de 262 km/h, contra os 261 do anterior Performance, com a autonomia a não se ressentir da potência adicional, anunciando 547 km, contra 548 do Performance.