A ausência por lesão de Raúl Jiménez, o vazio deixado por Diogo Jota, a adaptação de alguns reforços, a aposta em jogadores projetando o maior rendimento a médio prazo. Existem várias razões que justificam a temporada menos fulgurante do Wolverhampton, atual 13.º classificado da Premier League com apenas 23 pontos em 20 jogos feitos até ao momento e longe dos 57 e 59 pontos que valeram a sétima posição nas duas últimas épocas. Mais do que isso, a equipa não consegue ganhar desde meio de dezembro, somando a partir daí três empates e quatro derrotas sempre pela margem mínima antes do encontro deste sábado no sul de Londres com o Crystal Palace.

Nuno Espírito Santo diz que Raúl Jiménez ainda volta esta temporada. E diz porque precisa de ter outra vez uma equipa

Contas feitas, e de acordo com a FiveThirtyEight, uma plataforma de estatística e análise que se dedica ao principal escalão inglês, é projetada uma classificação final de 46 pontos, mais 11 do que a posição de acesso ao playoff de manutenção (que no estudo será do Newcastle) mas longe do rendimento em 2018/19 e 2019/20. Ainda assim, e em mais uma série de meses atípica e onde o futebol se tornou muitas vezes secundário, também há vitórias fora de campo e Nuno Espírito Santo, treinador do Wolverhampton, tornou-se mais um bom exemplo disso mesmo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No âmbito de um projeto de responsabilidade com o nome “Feed Our Pack” [“Alimentar a nossa alcateia”, numa tradução literal, a propósito do animal que simboliza o clube], que recebeu 250 mil libras (pouco mais de 282 mil euros) por parte de um fundo criado pela Premier League para ajudar várias instituições de apoio social, o técnico decidiu fazer uma doação pessoal de um montante equivalente visando o combate à pobreza na cidade. O plano visará, nos próximos três anos, apoiar os bancos alimentares de Wolverhampton e, em paralelo, ajudar na “fome das férias”, com programas de alimentação, desporto e educação para crianças durante as pausas letivas.

Premier League. Nuno Espírito Santo doutor honoris causa devido ao sucesso no futebol inglês

“Os adeptos do Wolves e o povo de Wolverhampton têm sido fantásticos para mim desde que aqui cheguei, há quase quatro anos, e queria dar algo em troca de forma a ajudar as pessoas que estão a sofrer com a pandemia. Quando vives numa cidade, vês e ouves como as pessoas foram afetadas, mas é também uma grande cidade onde as pessoas se ajudam e apoiam umas às outras. Este é um projeto realmente importante da Wolves Foundation. Juntos somos mais fortes e espero que os nossos adeptos queiram aliar-se a nós para garantirmos que cuidamos das pessoas da nossa comunidade que mais precisam durante estes tempos realmente difíceis”, destacou o treinador português, em declarações prestadas à assessoria de comunicação do clube.

Nuno Espírito Santo eleito melhor treinador da Premier League em outubro

“Estamos extremamente gratos pelo subsídio inicial do fundo PLPFA [Premier League PFA Community Fund] e pela generosidade de Nuno Espírito Santo ao igualar esse valor. Além disso, também estamos à procura de adeptos e pessoas da cidade que queiram apoiar o ‘Feed Our Pack’ durante as próximas semanas e meses. Temos vindo a trabalhar de perto com o clube e os donos da Fosun, que têm sido fantásticos no apoio à comunidade local ao longo destes tempos tão desafiantes”, salientou Will Clowes, líder da Fundação Wolves. “Estou impressionado e muito orgulhoso da Fundação Wolves pelo seu compromisso e dedicação em ajudar a comunidade durante a pandemia e com o lançamento do ‘Feed Our Pack’. Também é fantástico ver que o Nuno tomou a iniciativa de apoiar e contribuir para um forte arranque deste projeto”, acrescentou Jeff Shi, presidente executivo do clube.