Os presidentes da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e da Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) vão passar a integrar o Conselho Geral da Universidade de Coimbra, enquanto membros externos, foi esta sexta-feira anunciado.

A lista dos dez membros externos do Conselho Geral foi aprovada esta sexta-feira, passando a integrar aquele órgão de governo da instituição dez personalidades, da academia ao mundo dos negócios, afirma a Universidade de Coimbra (UC), em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A presidente da CMVM, Gabriela Figueiredo Dias, e o presidente do Infarmed, Rui Santos Ivo, vão passar a integrar aquele órgão da instituição, a par de outros nomes, como o diretor-geral da Altice Labs, Alcino Lavrador, o presidente da Câmara de Condeixa-a-Nova, Nuno Moita, o antigo piloto de automobilismo Pedro Couceiro e o diretor-executivo da empresa Iberomoldes, Joaquim Menezes.

O professor catedrático de medicina na Universidade de Salamanca Alberto Órfão, a diretora do Castelo de São Jorge, Maria Athayde Amaral, a museóloga Maria Vlachou e a catedrática na universidade americana Carnegie Mellon Irene Fonseca completam a lista dos dez novos membros externos do Conselho Geral.

De acordo com a UC, a lista única dos dez membros externos foi aprovada por unanimidade, sendo que irão tomar posse em reunião a realizar-se a 8 de fevereiro, altura em que será eleito o presidente do Conselho Geral.

O Conselho Geral da UC é composto por 18 representantes dos docentes e investigadores, cinco representantes dos estudantes, dois representantes dos trabalhadores não docentes e não investigadores e dez membros externos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR