aqui falámos do Kiger, um SUV com quatro metros de comprimento, o mesmo de um Renault Clio e menos 23 cm do que o Captur, que a marca francesa concebeu para o mercado indiano. Contudo, irá surgir em breve na Europa, entre outros mercados, à semelhança do que já aconteceu com o Renault Kwid, também ele um SUV (27 cm mais pequeno do que o Kiger) concebido a pensar na Índia, que depois passou a lutar pelo mercado chinês e agora vai surgir na Europa como um eléctrico com emblema Dacia, outra marca do grupo francês.

Com guarda-lamas alargados, uma altura ao solo de 20,5 cm, carroçaria em dois tons e um aspecto robusto, o Kiger tem tudo para triunfar no mercado europeu, porque tal como o Kwid foi concebido para ser barato de produzir e vai disputar um segmento em que o preço importa.

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Os faróis LED Pure Vision, a curiosa assinatura luminosa à frente e uma traseira que faz lembrar o Captur afastam o pequeno SUV da imagem do carro barato tradicionalmente associada aos veículos indianos. Tanto mais que o interior é igualmente cuidado e está equipado com um sistema multimédia moderno com um ecrã de 7”, compatível com o Apple CarPlay e Android Auto, além de possuir o sistema Multi-Sense que permite escolher um de três modos de condução.

Construído sobre a nova plataforma modular da Aliança Renault Nissan Mitsubishi, o Kiger junta a arquitectura moderna a um motor com o mesmo estatuto, o 1.0 sobrealimentado com três cilindros e 100 cv, idêntico ao utilizado pelos Clio e Captur. A potência passa depois por uma caixa de velocidades manual com cinco relações ou, em alternativa, uma caixa de variação contínua X-Tronic. Além desta mecânica, o Kiger pode estar equipado com a versão atmosférica do mesmo motor, com apenas 72 cv, sendo que esta unidade estará reservada às versões mais acessíveis.

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