Com as vendas de automóveis equipados com motores de combustão a cair – na Europa, a redução do mercado total foi de 24% face a 2019 –, os veículos eléctricos e electrificados são os únicos segmentos do mercado que registam subidas na procura, acabando por se tornar na salvação de muitos construtores, por atenuarem as perdas.

Face a 2019, entre os 10 modelos eléctricos mais vendidos em 2020, cujo ranking pode consultar na fotogaleria, apenas três venderam menos do que no ano transacto, com os restantes sete a verem aumentar o respectivo volume de vendas. Segundo a Jato, dois deles acusam um crescimento superior a 100% e, outro, a 200%. O 10º do ranking é o BMW i3 e pode ver de seguida os nove modelos que mais venderam nos 12 meses do ano passado.

10 fotos

Além dos modelos 100% eléctricos, o segundo tipo de veículos com baterias recarregáveis, os híbridos plug-in (PHEV), são um segmento que também sobe de forma expressiva – em alguns países da União Europeia chegaram a superar o crescimento nas vendas dos eléctricos puros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

10 fotos

Entre os PHEV, o líder habitual perdeu a primazia, mas a diferença entre os primeiros sete classificados no ranking é mínima, não chegando às 7000 unidades. Um dos modelos desta tabela viu as vendas aumentarem 397% face a 2019, enquanto outro deu um salto de 673%, com o Kia Niro a surgir no 10º lugar da lista. Veja na galeria os restantes nove veículos que mais vendem.