A Steyer, reputado fabricante de veículos agrícolas, apresentou um protótipo do tractor do futuro, que apelidou Steyer Konzept. O veículo foi, entretanto, distinguido com o prémio Good Design 2020.

O tractor deste fabricante germânico recorre a uma mecânica híbrida, em que um motor a gasóleo apenas funciona como gerador, optimizando o seu funcionamento destinado a gerar electricidade, diminuindo consumos e emissões, para depois confiar em motores eléctricos para se deslocar e realizar as desejadas funções.

Quatro motores eléctricos, cada um instalado na sua roda, garantem a tracção em qualquer tipo de piso. Esta solução, que tem a contrariedade de tornar a massa não suspensa superior, é uma limitação importante num automóvel, especialmente se tiver pretensões desportivas, mas não parece ser nada impeditiva num veículo de trabalho deste tipo, lento e pesado. Oferece ainda a vantagem de ter menos peças móveis, simplificando a mecânica e as operações de manutenção.

O Steyer Konzept recorre a uma bateria recarregável, mas um dos pormenores mais curiosos é o facto de estar equipado com um drone, que pode fazer descolar para estudar a seara e preparar a colheita, para depois projectar as informações num head-up display no pára-brisas.

Por muito interessante que seja este protótipo, a realidade é que as máquinas agrícolas estão mais avançadas do que muitos possam pensar, estando já disponíveis máquinas autónomas e 100% eléctricas, que dispensam condutores ou funcionários para realizar as suas operações. Como pode ver aqui:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR