Depois de terminar o seu ciclo de vida útil, as baterias que servem os automóveis eléctricos, à semelhança do que acontece com os acumuladores dos telemóveis, computadores e equipamentos comerciais e industriais, têm de ser reaproveitadas ou recicladas. A Volkswagen anunciou que montou uma fábrica em Salzgitter, na Alemanha, onde pensa reciclar até 90% das baterias dos seus modelos.

As baterias, pelo menos no actual estágio de evolução, são o ponto fraco dos veículos eléctricos. Há construtores que têm acumuladores com melhores características do que outros, bem como sistemas de gestão de energia mais eficazes. Mas, invariavelmente, as células que formam as baterias perdem eficiência, diminuem de capacidade e têm de ser substituídas. E a necessidade de as trocar, na maioria dos casos, não anda muito longe do fim do período de garantia, os oito anos ou o número de ciclos de carga/descarga correspondente a 160.000 km.

Devido aos químicos que possuem no seu interior, as baterias em fim de vida podem colocar graves problemas ambientais, daí que a União Europeia obrigue à sua recuperação. Há construtores de automóveis que reaproveitam as suas baterias velhas para criar acumuladores estacionários, que instalam nas residências ou empresas para recarregar durante o período da noite e, depois, assegurar as necessidades energéticas durante o dia, reduzindo os custos para o utilizador. Podem ainda ser utilizadas para armazenar a energia produzida por painéis fotovoltaicos ou aerogeradores.

A Volkswagen parece caminhar noutra direcção, pelo menos em 90% dos casos. Segundo o fabricante, o seu objectivo é reciclar as baterias, garantindo que todos os poluentes são anulados, mas recuperando todos os materiais que podem ser utilizados na produção de novas baterias. Esta é a forma mais barata e fácil de obter produtos como lítio, cobalto e níquel, o que permite poupar dinheiro mas igualmente o ambiente, uma vez que para processar uma tonelada de lítio são necessárias cerca de 1,9 toneladas de água. Isto confirma que as instalações para reciclar baterias, se bem que exijam algum investimento, acabam por trazer vantagens para o construtor e para o planeta. A Volkswagen estima que a reciclagem de acumuladores permita reduzir a emissão de 1,3 toneladas de CO2.

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