As ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores vão estar sob alerta amarelo, devido às previsões de vento e agitação marítima, a partir da tarde de terça-feira, informou esta segunda-feira a Proteção Civil açoriana.

Em comunicado, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) informa que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), as ilhas do grupo central (Terceira, Pico, São Jorge, Graciosa e Faial) vão estar sob aviso amarelo devido às previsões de vento no período entre as 18h00 locais (19h00 em Lisboa) de terça-feira e as 03h00 de quarta-feira.

Contudo, já desde o início da tarde desta segunda-feira, aquelas cinco ilhas vão estar também sob aviso amarelo por causa da agitação marítima, situação que se mantém até às 06h00 de quinta-feira.

No grupo ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo devido à agitação marítima já está ativo e vai igualmente vigorar até às 06h00 de quinta-feira

Devido às previsões de vento, o IPMA emitiu ainda aviso amarelo para as Flores e Corvo entre as 15h00 de terça-feira e as 03h00 de quarta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda que sejam tomadas medidas de autoproteção perante estas situações meteorológicas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR