A Marinha Portuguesa ofereceu esta segunda-feira vários equipamentos militares e 10 mil máscaras de proteção contra a Covid-19 às Forças Armadas de Cabo Verde, para reforçar as capacidades sobretudo da Guarda Costeira daquele país africano.

A entrega dos materiais foi feita, na cidade da Praia, pelo embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, ao diretor nacional da Defesa de Cabo Verde, Armindo Miranda.

Os materiais militares e as máscaras chegaram a Cabo Verde a bordo do navio hidrográfico da República Portuguesa “Almirante Gago Coutinho”, que se encontra no país africano no âmbito da iniciativa Mar Aberto.

Entre os equipamentos oferecidos a Cabo Verde estão dois botes e motores para os fuzileiros da Guarda Costeira, material de mergulho e 10 mil máscaras de proteção individual contra a Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Para o embaixador de Portugal em Cabo Verde, esta doação simboliza a “cooperação muito relevante” entre os dois países no domínio militar.

O capitão-de-Mar-e-Guerra português Pedro Alexandra Ribeiro disse que os equipamentos podem ser utilizados para várias missões, desde fiscalização e vistorias a bordo de outros navios, a partir dos navios da Guarda Costeira, e também para os fuzileiros.

O diretor nacional da Defesa de Cabo Verde, Armindo Miranda, disse também que essa cooperação com Portugal “tem estado a dar bons frutos”, em que os mais recentes são esses materiais que “vão servir muito bem” as Forças Armadas, principalmente a Guarda Costeira.

“Esses equipamentos são escassos aqui no mercado e a Marinha Portuguesa, com contactos que tem a nível da Europa e dos seus parceiros, tem conseguido alguns desses materiais, que carinhosamente tem-nos oferecido e nos ajudado, para que possamos estar junto a trabalhar na segurança do corredor atlântico e também para que possamos ter os nossos profissionais protegidos”, salientou o coronel cabo-verdiano.