Sporting e Benfica protagonizam esta segunda-feira o jogo grande da 16.ª jornada da Primeira Liga portuguesa de futebol, que será antecedido pela receção do FC Porto ao Rio Ave e a visita do Sporting de Braga ao Moreirense.

O dérbi, em Alvalade (21h30), assume proporções quase decisivas para as águias, que ocupam o terceiro lugar, com 33 pontos, menos seis do que os leões (39), que lideram o campeonato e ainda não averbaram qualquer desaire na prova.

Em caso de triunfo, o Sporting cava um fosso de nove pontos para o rival, deixando-o numa situação frágil, embora matematicamente ainda passível de recuperação. Caso o dérbi termine com um triunfo benfiquista, a diferença ficará reduzida a três pontos e a luta pelo topo será relançada, face à proximidade do FC Porto (35), mas também do Sporting de Braga (30 pontos).

Se os verdes e brancos não poderão contar com o médio Palhinha, que viu o quinto amarelo no Bessa, os encarnados continuam a sofrer os efeitos do surto do novo coronavírus que atingiu a equipa e estarão privados do técnico Jorge Jesus, que se encontra a recuperar da Covid-19.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes, às 19h00, o FC Porto, segundo classificado, recebe o Rio Ave, num encontro que marcará a estreia do regressado Miguel Cardoso ao banco dos vila-condenses. Os dragões vão procurar tirar dividendos do dérbi, sejam eles a aproximação à liderança leonina, a fuga ao Benfica ou até ambos.

De olho em Alvalade estará também o Sporting de Braga, que visita o Moreirense, a partir das 19h45. Os arsenalistas, que ocupam o quarto lugar, podem igualar provisoriamente o Benfica no terceiro posto, caso superem o duelo diante do vizinho minhoto.

O primeiro embate do dia inicia-se às 17h00 (hora continental), nos Açores, onde o Santa Clara, nono classificado, com 18 pontos, recebe o Belenenses SAD, que tem menos três.