A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou através das suas redes sociais que 75 milhões de vacinas adicionais da BioNTech/Pfizer vão ser entregues aos Estados-membro da União Europeia.

Na mensagem publicada na conta oficial do Twitter, a presidente da Comissão Europeia confirmou que o total de vacinas este ano pode chegar às 600 milhões de doses.

“A Pfizer e a BioNTech continuam a trabalhar no sentido de aumentar as entregas a partir da semana de 15 de fevereiro, para assegurar que vamos entregar a quantidade total de vacinas que estava contratualizada para o primeiro trimestre e até 75 milhões de doses adicionais, para a União Europeia, no segundo trimestre”, refere um comunicado das farmacêuticas, citado pela AFP.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Pfizer/BioNTech atrasou as entregas aos Estados-membros por estar a fazer melhorias na fábrica de Puurs, na Bélgica. Uma vez completas estas obras, as farmacêuticas garantem o aumento da produção e o cumprimento das entregas acordadas.

Em Portugal, estavam previstos cerca de quatro milhões de doses até março, mas os atrasos na produção e distribuição reduziram esse número para cerca de metade.

Depois da reunião com as empresas que produzem as vacinas encomendadas pela Comissão Europeia, Ursula von der Leyen anunciou também no Twitter que a AstraZeneca vai aumentar a capacidade de produção na Europa e que vai entregar mais nove milhões de doses no primeiro trimestre — chegando assim a 40 milhões de doses — e vai começar a distribuição uma semana mais cedo que estava previsto.