Um único caso de Covid-19 na parte Ocidental da Austrália colocou cerca de dois milhões de pessoas em confinamento durante cinco dias.

O infetado é segurança num hotel de Perth que recebe viajantes obrigados a fazer uma quarentena e o governo australiano acredita que o contágio tenha tido origem num dos residentes na unidade hoteleira.

Este é o primeiro caso de infeção com o novo coronavírus naquela zona em mais de dez meses e por isso o governo australiano mandou encerrar todos os estabelecimentos locais de segunda-feira (dia 1) até sexta-feira (dia 5).

Esta é uma situação muito séria e cada um de nós tem que fazer tudo o que puder para ajudar a impedir a propagação [do vírus] na comunidade”, salientou o primeiro-ministro australiano, Mark McGowan.

O primeiro-ministro disse ainda que o segurança “trabalhava no mesmo piso do infetado com a variante do Reino Unido”, mas que a infeção “permanece sob investigação”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o The West Australian, os residentes apenas podem sair de casa para compras essenciais, necessidades médicas, trabalhar e para praticar exercício físico ao ao livre.

O mesmo jornal refere que não houve novos casos de Covid-19 pelo segundo dia consecutivo deste novo confinamento. Cerca de 16.490 testes foram realizados nesta segunda-feira depois dos quase 3.200 feitos no domingo. Todos eles deram negativo.

Os cidadãos que estiveram em contacto com o segurança devem agora fazer 14 dias de quarentena depois de realizarem o teste de despiste à Covid-19. O regresso às aulas estava marcado para esta segunda-feira, mas foram adiadas por mais uma semana.

A Austrália registou cerca de 28.700 casos de Covid-19 e 909 mortos desde o início da pandemia num total de 25 milhões de habitantes.