O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu esta terça-feira o aviso amarelo para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de agitação marítima e vento, situação meteorológica que se deverá manter durante esta semana.

Segundo informa o IPMA, para as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) o aviso amarelo, por causa da agitação marítima, está já ativo, mantendo-se até às 12h (hora local, 13h em Lisboa) de quinta-feira. Devido às previsões de vento, foi também emitido aviso amarelo entre terça-feira e quarta-feira para aquelas duas ilhas.

Sob aviso amarelo estão ainda as ilhas do grupo central (Graciosa, São Jorge, Terceira, Pico e Faial), tendo em conta a previsão de vento forte, até às 15h de quinta-feira, e ainda agitação marítima, até às 18h de quinta-feira.

Para o grupo oriental, composto pelas ilhas de São Miguel e Santa Maria, o aviso amarelo referente a vento vai estar ativo entre as 0h e as 21h de quinta-feira.

Por causa das previsões de agitação marítima, São Miguel e Santa Maria vão manter ativo o aviso amarelo até à meia noite de sexta-feira.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR