Sete distritos do continente e os grupos central e ocidental dos Açores estão a partir de hoje sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa vão estar sob aviso amarelo por causa da agitação marítima com ondas de oeste/noroeste com 4 a 5 metros entre as 21:00 de hoje e as 15:00 de quarta-feira.

O IPMA colocou também os distritos de Viana do Castelo e Braga sob aviso amarelo devido à previsão de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, entre as 15:00 de hoje e as 03:00 de quarta-feira. Sob aviso amarelo estão também as ilhas do grupo ocidental (Flores e Corvo) e central (Graciosa, S. Jorge, Terceira, Pico e Faial) dos Açores devido à previsão de vento forte (até às 03:00 de quarta-feira) e agitação marítima (até às 06:00 de quinta-feira). O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para esta terça-feira nas regiões do norte e centro do continente céu em geral muito nublado e períodos de chuva, tornando-se mais intensa e persistente a partir da tarde, e sendo por vezes forte a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela a partir do final da tarde.

Está também previsto vento fraco a moderado de sul/sudoeste, tornando-se gradualmente moderado a forte no litoral, com rajadas até 65 quilómetros por hora (km/h) a norte do Cabo Mondego, e soprando forte nas terras altas, com rajadas até 85 km/h a partir da tarde e neblina ou nevoeiro matinal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na região sul estão previstos períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito nublado até meio da manhã, chuva fraca ou chuvisco, mais prováveis até ao início da manhã, e vento fraco a moderado de sul/sudoeste, soprando por vezes forte nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal.

As temperaturas mínimas no continente vão oscilar entre os 07 graus Celsius (na Guarda) e os 13 (em Faro, Lisboa e Aveiro) e as máximas entre os 10 (na Guarda) e os 18 (em Faro).

Para o grupo ocidental dos Açores, o IPMA prevê períodos de céu muito nublado, descida da temperatura, aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada e vento oeste muito fresco a forte, tornando-se muito forte com rajadas até 100 km/h e rodando para noroeste para o fim do dia.

No grupo central prevê-se céu muito nublado, descida da temperatura, aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada, queda de neve na ilha do Pico a partir da cota dos 1300 metros e vento oeste fresco a muito fresco, tornando-se muito fresco a forte com rajadas até 90 km/h.

Para o grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) a previsão aponta para períodos de céu muito nublado com boas abertas, descida da temperatura, aguaceiros que ao fim do dia poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada e vento oeste muito fresco a forte com rajadas até 80 km/h.

Em Santa Cruz das Flores, Horta e Angra do Heroísmo as temperaturas vão variar entre os 10 e os 14 graus e em Ponta Delgada entre os 11 e os 15 graus.