A Câmara de Águeda adjudicou, por 4,5 milhões de euros, a reabilitação do Mercado Municipal, que vai passar a ter dois pisos e, além dos espaços de venda, restaurantes e esplanadas, revelou fonte municipal. A empreitada foi adjudicada em reunião de Câmara à empresa Sócertima, Sociedade de Construções do Cértima, Lda, por 4.590.000,07 euros, a que acresce o valor do IVA.

A obra, que tem um prazo de execução de 420 dias, vai reconfigurar o Mercado Municipal de Águeda que, com cerca de 30 anos, “estava a precisar de uma intervenção profunda”. “Este é um dia muito importante, que marca o arranque de uma obra que vai mudar totalmente este espaço comercial tão relevante na cidade, no concelho e na região e que queremos potenciar cada vez mais”, disse Jorge Almeida, presidente da Câmara de Águeda.

O autarca pretende que o Mercado “assuma o papel de destaque e referência que tem na região como elemento aglutinador de pessoas e de consumidores”. A renovação do Mercado Municipal conta com comparticipação comunitária até 85% do montante elegível, ao abrigo do Programa Operacional da Região Centro — Centro 2020. De acordo com o projeto, o equipamento passará a ter dois pisos, com uma área total de construção de 6.778,08 metros quadrados, “com alteração dos espaços de venda em função das necessidades atuais e cumprindo a legislação em vigor”.

Uma das novidades é a criação de restaurantes e esplanadas, bem como uma nova cobertura em vidro colorido, numa referência artística à instalação urbana dos guarda-chuvas. “A entrada de público no mercado passará a ser feita através da Rua do Rio Grande e pelo alçado Sul, promovendo um maior controle nos acessos, bem como maior igualdade no que respeita à visibilidade das bancas”, informa a Câmara de Águeda.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR