O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, reuniu-se por videoconferência com a sua homóloga alemã e com o secretário de Estado da Eslovénia para fazer um balanço da “evolução da política de defesa europeia”. Segundo um comunicado divulgado pelo Ministério da Defesa, este encontro entre o trio de presidências do Conselho da União Europeia (UE) ocorre a cerca de um mês da reunião informal dos ministros da Defesa, prevista para os dias 02 e 03 de março, em Lisboa, no âmbito da presidência portuguesa.

Na reunião, o ministro João Gomes Cravinho debateu com a alemã Annegret Kramp-Karrenbauer e o esloveno Uros Lampret os desenvolvimentos relacionados com a Bússola Estratégica, a estratégia da UE para a segurança marítima e as relações transatlânticas. Quanto à discussão sobre a Bússola Estratégica, os ministros querem aprofundar o diálogo “com base na primeira análise de ameaças da UE”, tendo em vista identificar “passos concretos” para fazer o processo avançar e garantir a participação dos 27 Estados-Membros.

Apresentada pelos ministros da Defesa da UE em junho de 2020, a Bússola Estratégica abarca três fases: uma análise de ameaças à UE, o estabelecimento de objetivos estratégicos para reforçar a UE enquanto ator de segurança e defesa e a criação de orientações políticas para procedimentos de planeamento militar. O comunicado indica ainda que foram discutidas “possíveis medidas que permitam uma rápida operacionalização da iniciativa no Golfo da Guiné”, definida pela UE como a primeira Zona Marítima de Interesse da União, na sequência da adoção das Presenças Marítimas Coordenadas pelo Conselho de ministros dos Negócios Estrangeiros.

Em matéria de relações transatlânticas, o trio de presidências analisou alguns temas que serão abordados na próxima reunião informal dos ministros da Defesa, nomeadamente a relação com a nova administração dos Estados Unidos, presidida por Joe Biden, e a relação da União Europeia com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês).

Por último, foram ainda discutidas medidas para o funcionamento do novo Mecanismo Europeu para a Paz, “que permitam treinar e equipar parceiros em missões de formação”, conforme indica o comunicado.Esta foi a primeira reunião do trio durante a presidência portuguesa do Conselho da UE, sendo que a última havia sido em 10 de dezembro de 2020, continuando uma prática já estabelecida de contactos regulares entre Alemanha, Portugal e Eslovénia, que se manterá nos próximos meses.

Portugal assumiu a sua quarta presidência do Conselho da UE em 01 de janeiro, a qual se estenderá durante o primeiro semestre de 2021, sucedendo à Alemanha e antecedendo a Eslovénia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR