A companhia Space X, do empresário norte-americano Elon Musk, anunciou esta quarta-feira que pretende ser a primeira empresa privada a enviar uma tripulação civil ao espaço, ainda este ano, utilizando a cápsula de quatro lugares ‘Crew Dragon’. Musk quer ser o pioneiro da indústria do turismo espacial.

De acordo com a NBC, a cápsula ‘Crew Dragon’ é totalmente automática e terá capacidade para quatro pessoas que receberão treinos antes da viagem. A missão será liderada por Jared Isaacman, o bilionário fundador da Shift4 Payments e com experiência na pilotagem de aviões a jato, que financiará também a expedição.

Isaacman doará os restantes três assentos da cápsula para “indivíduos do público em geral [residentes dos Estados Unidos acima dos 18 anos] cuja identidade será anunciada” após apurar os resultados do concurso que abriu para o efeito no sítio inspiration4.com, segundo o comunicado avançado pela Agence France-Presse.A AFP confirma que o concurso assenta em duas categorias, uma destinada às pessoas que façam doações à Fundação São Judas, que atua no combate às doenças infantis, e outra que premeia as melhores histórias de empreendedores norte-americanos. Esta escolha pretende simbolizar a “esperança, generosidade e esperança” segundo o sítio do concurso.

A presença de turistas no espaço não é uma novidade mas essas viagens foram sempre feitas à boleia de astronautas, a bordo da cápsula russa Soyuz com destino à Estação Espacial Internacional. O projeto da SpaceX pretende ser o primeiro a enviar para o espaço uma tripulação composta inteiramente por cidadãos sem qualquer formação espacial.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E quem se poderá candidatar a estas viagens? Em primeiro lugar, quem tiver uma conta bancária recheada, pois as viagens custarão milhões de euros. É necessário também estar clinicamente apto e em forma para aguentar uma viagem exigente do ponto de vista físico. Por último, a SpaceX só considerará, para já, a população residente nos Estados Unidos da América.

Numa primeira fase, Musk admite que os preços estarão ao alcance de poucas carteiras.

Quando se tem um modo de transporte novo, é preciso ter pioneiros”, disse o fundador e CEO do SpaceX, Elon Musk, numa entrevista com a NBC Nightly News. “As coisas são caras no início, e à medida em que consegues aumentar a taxa de lançamento, aumentar a taxa de produção, aperfeiçoar a tecnologia, torna-se menos caro e acessível a mais pessoas” concluiu Musk, que espera que a iniciativa abra a porta a mais empresas na área do turismo espacial.

A nave espacial, apelidada de ‘Inspiration4’, partirá desde o Central Espacial Kennedy, na Flórida, Estados Unidos. Segundo a SpaceX, a missão está planeada para o final de 2021 e durará entre dois a quatro dias e o objetivo passa por circular o Planeta, aterrando depois na costa da Flórida.

A SpaceX já realizou outras missões com a cápsula ‘Crew Dragon’. A primeira ocorreu entre maio e agosto do ano passado, quando a companhia enviou dois astronautas à Estação Espacial Internacional. Em outra ocasião, em Novembro, a Space X transportou uma comitiva completa de quatro astronautas para a Estação. Agora, a missão será o maior desafio de sempre para a companhia que terá de enviar para o espaço civis que não são profissionais na área da astronáutica.