As autoridades de saúde timorenses confirmaram três novos casos positivos de Covid-19, um dos quais um cidadão que entrou ilegalmente na fronteira e foi detido, elevando para 26 o número de casos ativos no país. Josefina Clarinha João, uma das coordenadoras da equipa de resposta à Covid-19, disse em conferência de imprensa no Palácio das Cinzas, sede do Ministério da Saúde, que todos os novos casos detetados estavam em quarentena.

Os novos casos incluem um homem de 22 anos e uma mulher de 21 que entraram na fronteira terrestre no passado dia 20 de janeiro, num grupo de 118 pessoas, no qual se registaram mais de 20 casos positivos. O terceiro caso é o de um homem de 29 anos que tentou entrar ilegalmente na fronteira a 22 de janeiro, foi capturado pela Unidade de Policiamento Fronteiriço (UPF) e estava em quarentena em Batugadé.

A equipa de vigilância está a organizar a sua transferência para o centro de isolamento de Vera Cruz em Díli”, explicou. A responsável timorense clarificou ainda as notícias de que um cidadão timorense teria sido confirmado como estando infetado, na fronteira.”O homem estava a acompanhar um paciente de Timor-Leste para consulta na Indonésia. Na fronteira foi feito um teste rápido e as autoridades indonésias não o deixaram entrar”, explicou.

“Foi colocado em quarentena em Batugadé, onde lhe foi feito um teste PCR, que teve resultado negativo”, disse. Desde o início da pandemia, Timor-Leste registou um total de 80 casos de Covid-19, estando atualmente no seu décimo período de 30 dias de estado de emergência, com várias restrições. A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.253.813 mortos resultantes de mais de 103,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.257 pessoas dos 740.944 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo Coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR