Um jornalista da rádio Ecclesia em Ondjiva, capital da província angolana do Cunene, foi esta quinta-feira atacado por um cão, solto por um polícia, para dispersar um grupo de manifestantes, anunciou a emissora católica.

Em comunicado, a rádio Ecclesia refere que o jornalista, que se encontrava a fazer reportagem da manifestação “de jovens insatisfeitos com as condições de vida”, ficou ferido na coxa esquerda.

Perante este facto, a Rádio Ecclesia de Ondjiva manifesta a sua enorme indignação pelo sucedido e recomenda que seja responsabilizado, civil e criminalmente o autor da soltura dos cães, já que tal procedimento se configura como sendo um abuso de autoridade”, refere.

Na nota, assinada pelo diretor, padre Gaudêncio Yakuleinge, a emissora católica diz aguardar que os órgãos responsáveis tomem as medidas que se impõem, em virtude de a manifestação ter sido pacífica, conforme consagra o número 1 do artigo 47 da Constituição da República e pelo facto de o jornalista estar no exercício das suas funções.

A polícia angolana impediu esta quinta-feira uma manifestação, em Luanda, de jovens que pretendiam exigir a alternância política no país, considerando que o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) já está há demasiado tempo no poder (45 anos).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR