A Mercedes decidiu em 2017 produzir o seu desportivo mais possante, exuberante e complexo, uma excelente forma de marcar para a posteridade as vitórias obtidas pela marca no Campeonato do Mundo de F1, uma vez que o AMG One recorreria a um motor similar ao 1.6 V6 turbo que conquistou o título em 2015. Um concept car foi apresentado e as 275 unidades a fabricar “voaram” rapidamente, mesmo exigindo um investimento de 2,5 milhões de euros (cerca de 2 milhões antes de impostos). Agora, depois de vários atrasos, parece que se aproxima finalmente o dia das primeiras entregas.

Em meados de 2020, o CEO da Daimler, Ola Källenius, anunciou que a Mercedes “estava na fase final do desenvolvimento do hiperdesportivo e que as entregas deveriam acontecer no início de 2021”, confirmando que os problemas em disciplinar o motor de F1, de modo a fazê-lo respeitar os limites de emissões impostos aos carros de série, estavam ultrapassados.

Desde então, a marca alemã já colocou Hamilton, o seu principal piloto e sete vezes campeão do mundo, ao volante do AMG One e agora deu outro passo em frente publicando um novo teaser com o modelo a rodar em pista, já com uma nova decoração. Pode não resolver o problema dos clientes que adquiram o One e que esperavam poder conduzi-lo em 2019, mas sempre vai mantendo viva a esperança de, em breve, poderem deliciar-se com as emoções proporcionadas por um dos mais espectaculares desportivos do mercado.

O AMG One monta o 1.6 V6 turbo, numa versão mais calma do que o instalado nos F1, limitado a 11.000 rpm e, mesmo assim, incapaz de garantir mais de 50.000 km sem ter de refazer por completo o motor. A unidade motriz mantém um motor eléctrico com 122 cv, destinado a gerar energia a partir do turbocompressor, e outro com 163 cv que pode gerar energia ou fornecê-la para ajudar o 1.6 V6, exactamente como acontece com o MGU-H e MGU-K dos F1 modernos. As motorizações eléctricas são completadas pelas duas unidades de 163 cv instaladas no eixo dianteiro, destinadas a conferir-lhe tracção integral em condições limite, optimizar o comportamento e garantir que o One consegue deslocar-se em modo eléctrico. Resta saber que alterações o construtor teve de realizar para garantir que o AMG One respeita as normas em vigor, que são cada vez mais restritivas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR