A Câmara da Covilhã está a assegurar a entrega de mais de 200 refeições diárias a alunos do concelho, abrangidos pelos escalões A e B da ação social escolar, anunciou esta sexta-feira este município do distrito de Castelo Branco.

Em nota de imprensa, a autarquia especifica que está a assumir os encargos e a garantir diariamente mais de duas centenas de refeições aos alunos mais carenciados, com o objetivo de minorar os efeitos da atual crise pandémica, que levou à suspensão das aulas em regime presencial.

O município vinca ainda que a entrega das refeições está a ser assegurada quer para os alunos que estão matriculados em escolas da cidade, quer para os residentes nas freguesias.

“As refeições são entregues, na modalidade de take-away, à entrada dos estabelecimentos escolares ou das Instituições Particulares de Solidariedade Social, que asseguram o fornecimento nas freguesias fora da cidade”, acrescenta.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A informação especifica que as refeições destinam-se a todos os alunos do pré-escolar e dos 1.º, 2.º e 3.ºs ciclos do ensino básico e secundário, enquadrados nos escalões A (isenção de pagamento) e B (redução de 50%), da ação social escolar.

O Município assume excecionalmente, como já havia feito na primeira fase da pandemia, os encargos com as refeições dos alunos do escalão B do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo do ensino básico”, acrescenta.

Citado na nota de imprensa, o presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, lamenta que o número de alunos abrangido por este apoio solidário seja cada vez maior, em virtude das dificuldades criadas pela pandemia.

Segundo aponta, no primeiro confinamento, a autarquia garantia diariamente a distribuição de 121 refeições a alunos dos diversos níveis de ensino e, neste momento, estão a ser distribuídas mais de 200.

Temos o dever de responder ao agravamento da situação económica e social, neste novo período de confinamento, e reforçar a ajuda aos nossos concidadãos que mais precisam. É o que estamos e vamos continuar a fazer”, conclui.

Há duas semanas, o Governo anunciou o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino do continente, durante 15 dias, para tentar travar os contágios pelo novo coronavírus, período que será compensado nas férias do Carnaval, da Páscoa e durante o verão.

Posteriormente, na quinta-feira, o executivo determinou a retoma das atividades letivas a partir de segunda-feira, em regime de ensino não-presencial.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.740 pessoas dos 755.774 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.