O Instagram desativou centenas de contas com nomes de utilizador de grande valor que foram roubadas por hackers. A ação está a ser coordenada com outras plataformas, como o TikTok e o Twitter, relatou na quinta-feira o jornalista e especialista em cibersegurança Brian Krebs no seu site KrebsOnSecurity.

No centro do problema está a comunidade OGUsers, um site conhecido por comprar e vender usernames roubados a utilizadores legítimos e que facilita a invasão dessas contas através de métodos como o SIM swapping, que acontece quando um utilizador obtém o controlo do número de telemóvel de alguém e o usa para redefinir senhas de acesso e assumir o controlo das redes sociais dessa pessoa.

Os nomes de utilizador, que chegam a ser vendidos por dezenas de milhares de dólares, costumam ser palavras curtas, ou até mesmo letras únicas ou números, que são considerados de grande valor pela sua raridade.

“Estamos a remover centenas de contas associadas a membros do fórum OGUsers. Eles assediam, extorquem e causam danos à comunidade do Instagram. E vamos continuar a fazer os possíveis para não lucrarem com os nomes de utilizador roubados”, explicou ao The Verge um porta voz do Facebook, empresa que detém o Instagram.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em declarações ao KrebsOnSecurity, o Twitter confirmou que também está a trabalhar em conjunto com o Facebook para confiscar contas vinculadas a membros do OGUsers, estando a decorrer uma investigação para averiguar quem são as pessoas por trás dessas contas.

O TikTok também está a tomar medidas para resolver a situação, embora não tenha revelado quantas contas foram intercetadas.

“Como parte do nosso trabalho contínuo para identificar e impedir o comportamento não autêntico, recentemente confiscámos vários nomes de utilizador no TikTok que estavam a ser usados ​​para a invasão de contas”, esclareceu em comunicado a rede social.

No verão passado, a comunidade OGUsers ganhou popularidade após um pequeno grupo de hackers com filiações ao site ter participado num ataque informático sem precedentes ao Twitter, no qual foi roubado o acesso a contas de dezenas de personalidades, incluindo Elon Musk, Barack Obama e Bill Gates, para levar a cabo um esquema fraudulento com a criptomoeda Bitcoin.