O regresso do ensino online na próxima semana aumentou a procura por computadores portáteis de tal modo que já começa a haver rutura de stock, revela o Público. Com os alunos a voltarem à escola à distância no próximo dia 8, as famílias tentam agora comprar um computador portátil que, em muitos estabelecimentos das maiores zonas urbanas, já está esgotado. A única solução passa por esperar vários dias por uma encomenda.

A procura “disparou” no dia 26 de janeiro — altura em que o governo anunciou o regresso do ensino online — apesar de haver muitos portugueses “a esperarem pelo salário”, revela Paulo Pimenta, responsável do site KuantoKusta ao jornal. O problema foi agravado pelas autarquias que compraram, junto dos distribuidores, centenas de equipamentos deixando as lojas com menos stock disponível.

Os educadores “optam pelos modelos mais baratos (400 a 750€)”, mas o plafond aumenta quando o stock destes equipamentos começa a esgotar. Paulo Pimenta acrescenta ao Público que a faixa de preço aumentou para “850 a 1000 euros” nos últimos dias de janeiro e nos primeiros de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR