O Conselho de Administração da Galp decidiu antecipar para esta sexta-feira o início de funções do novo presidente executivo, Andy Brown, que sucede a Carlos Gomes da Silva, comunicou a empresa ao mercado.

“[…] O Conselho de Administração da Galp decidiu antecipar a data de início de funções de Andy Brown para hoje. O Andy irá liderar a estratégia da Galp como empresa integrada de energia, alinhada com a transição para uma economia de baixo carbono”, lê-se no comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Segundo a petrolífera, a nomeação de Brown como vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da Comissão Executiva (CEO) vai ser submetida a ratificação pelos acionistas na próxima assembleia-geral.

Em 12 de janeiro, a Galp comunicou ao mercado a renúncia de Carlos Gomes da Silva a presidente da Comissão Executiva.

Na mesma nota, a Galp informou que Carlos Gomes da Silva “apresentou a sua renúncia aos cargos de vice-presidente do Conselho de Administração” do grupo, bem como “aos demais cargos de administração exercidos pelo mesmo em sociedades ou entidades participadas” pela empresa.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“A intenção de apresentação da referida renúncia foi oportunamente consensualizada” entre Carlos Gomes da Silva e a presidente do Conselho de Administração da Galp, Paula Amorim, “assegurando as condições para uma transição estruturada e com plena normalidade de funcionamento dos órgãos de governo” do grupo, de acordo com o comunicado.

A Galp anunciou ainda, na altura, que, para desempenhar as funções até aqui exercidas por Carlos Gomes da Silva, o Conselho de Administração “deliberou dever ser cooptado o senhor Andy Brown, devendo essa cooptação tornar-se efetiva no dia 19 de fevereiro de 2021”.

Na sessão da bolsa, desta sexta-feira, as ações da Galp avançaram 0,99% para 8,32 euros.