O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, falou esta sexta-feira com a Presidente da República da Estónia, Kersti Kaljulaid, sobre assuntos no quadro da UE e NATO, assinalando os 100 anos de relações diplomáticas bilaterais.

Através de uma nota no portal da Presidência da República na Internet, foi divulgado que Marcelo Rebelo de Sousa e Kersti Kaljulaid falaram “esta manhã, por videoconferência”, realçando-se que a conversa acontece “no mês em que se assinala o 100.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e a Estónia”.

A Presidente Kaljulaid felicitou Marcelo Rebelo de Sousa pela sua reeleição, tendo os dois chefes de Estado aproveitado para abordar a situação da pandemia, designadamente a repercussão sanitária, económica e social, bem como outras questões bilaterais e multilaterais, quer no quadro da União Europeia (UE), quer da Aliança Atlântica (NATO)”, lê-se na nota.

Numa declaração conjunta por ocasião do 100.º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre Portugal e a Estónia divulgada na quarta-feira, os ministérios dos Negócios Estrangeiros dos dois países manifestam a vontade “fortalecer ainda mais as relações bilaterais ao nível político, económico e cultural” e também de reforçar a cooperação no plano multilateral, em instituições como a UE, a NATO e as Nações Unidas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Neste texto, destaca-se a visita de Estado da Presidente da República da Estónia, Kersti Kaljulaid, a Portugal, em 2019, e a visita do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, à Estónia, em 2020, como “testemunhos adicionais das excelentes relações políticas” bilaterais.

“A luta contra as alterações climáticas à transformação digital das suas sociedades” e a “promoção de um modelo de Europa social baseado na solidariedade e na convergência” são apontadas como prioridades partilhadas pelos dois países e “a governação eletrónica e a cibersegurança” e a “segurança e defesa” como áreas de cooperação.

“Portugal reconheceu a Estónia de facto em 1918 e de jure no dia 3 de fevereiro de 1921, tendo desde então reconhecido sempre essa soberania, o que foi reconfirmado a 27 de agosto de 1991 e levou ao restabelecimento das relações diplomáticas no dia 1 de outubro de 1991″, refere-se nesta declaração.

O centenário do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países assinala-se num momento em que Portugal preside ao Conselho da União Europeia, neste primeiro semestre de 2021.

Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República nas eleições presidenciais de 24 de janeiro com 60,67% dos votos expressos, e iniciará o seu segundo mandato de cinco anos no dia 9 de março.

Em abril de 2019, quando recebeu a sua homóloga Kersti Kaljulaid no Palácio de Belém, em Lisboa, expressou orgulho no contributo português para a vigilância do espaço aéreo do Mar Báltico e afirmou que “Portugal sempre apoiou uma Estónia independente”.

Na altura, o chefe de Estado elogiou a “brilhante recente presidência estónia do Conselho da União” e classificou como “excelentes” as relações políticas bilaterais.

“Conhecemo-nos há muitos anos, como testemunham os registos de trocas comercias durante os tempos das descobertas portuguesas. Uma aliança que tem sido fortalecida pela nossa pertença comum à União Europeia e à NATO, bem como pela nossa mútua compreensão dos desafios que as nossas sociedades enfrentam”, disse.