A Câmara de Ponte de Lima, no distrito de Viana do Castelo, investiu 1 milhão e 841 mil euros na remodelação da rede de abastecimento de água em oito freguesias do concelho.

“No município de Ponte de Lima existem neste momento projetos de execução para a renovação de redes que irão abranger as seguintes freguesias: Anais, Freixo, Vitorino de Piães, Bertiandos, Fontão, Arcozelo, Refóios do Lima e Santa Comba; o que representa um investimento de 1.841.700,96Euro [euros]”, anunciou a autarquia, em comunicado.

A nota refere que as obras de remodelação da rede de abastecimento de água no concelho, da responsabilidade da AdAM — Águas do Alto Minho, que iniciou a sua atividade em 01 de janeiro de 2020 relativa à exploração e a gestão, em regime de exclusivo, dos serviços de abastecimento público de água e de saneamento de águas residuais urbanas, abrangem as oito freguesias.

“De acordo com a AdAM, foram realizados os programas técnicos, que constituem parte integrante do contrato de parceria e de contrato de gestão, através dos quais foi efetuado o diagnóstico da situação atual, nomeadamente ao nível da caracterização das infraestruturas existentes e dos respetivos estados funcional e de conservação”, explica o município.

A avaliação foi feita, segundo a autarquia, através de visitas de inspeção por amostragem, da avaliação da abrangência do serviço às populações, da identificação da evolução da articulação entre as infraestruturas multimunicipais e municipais e respetivos constrangimentos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“O reconhecimento de problemas de fiabilidade no fornecimento de água, de garantia na proteção das massas de água e de segurança na saúde pública e a definição das soluções técnicas a executar e determinar os respetivos planos de investimento, de modo a atingir os objetivos de qualidade do serviço fixados, e estimar os gastos anuais de operação e manutenção associados”, foram outros pontos a ter em conta no diagnóstico realizado.

A vila de Ponte de Lima diz ainda que, no âmbito de uma ação conjunta que envolve os municípios do Alto Minho, foi apresentada uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) “com um montante aprovado de 13,7 milhões de euros, dos quais 5,7 milhões de euros são destinados à renovação de redes e 8 milhões de euros são destinados ao sistema de monitorização e controlo da eficiência hídrica dos sistemas de abastecimento de água”.

“Ao abrigo da referida candidatura, foram elaborados os planos de gestão de perdas dos municípios, que apresentam o diagnóstico da rede de abastecimento de água e identificam as condutas onde ocorrem roturas com maior regularidade”, lê-se no comunicado.