Sete distritos do continente estão esta segunda-feira sob aviso amarelo devido à agitação marítima, passando depois a aviso laranja na terça e quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa estão a partir das 12h00 de segunda-feira sob aviso amarelo, passando depois entre as 18h00 de terça-feira e as 09h00 de quarta-feira a aviso laranja devido à agitação marítima, prevendo-se ondas de oeste/noroeste com 5 a 6 metros.

O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Setúbal, Beja e Faro entre as 12h00 de terça-feira e as 15h00 de quarta-feira devido à agitação marítima com ondas de oeste/noroeste 4 a 5 metros.

Os distritos da Guarda e Castelo Branco estão também segunda-feira com aviso amarelo mas por causa da queda de neve acima de 1.200/1.400 metros.

Segundo o IPMA este aviso de neve começou às 03h50 de segunda-feira e vai estar em vigor até às 00h00 de terça-feira.

Em aviso amarelo vai estar ainda a Costa Norte da Madeira e o Porto Santo devido à ondulação, com ondas de noroeste com 4 a 4,5 metros, entre as 00h00 e as 12h00 de quarta-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O aviso laranja indica situação meteorológica de risco moderado a elevado e o amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para segunda-feira no continente períodos de céu muito nublado, tornando-se muito nublado nas regiões Norte e Centro a partir do fim da tarde e chuva ou aguaceiros, por vezes fortes até ao início da manhã, diminuindo de intensidade e frequência na região Sul a partir da tarde, e que serão de neve acima de 1.200/1.400 metros de altitude.

Está também prevista a possibilidade de ocorrência de trovoada e queda de granizo nas regiões Norte e Centro até ao fim da manhã.

A previsão aponta também para vento fraco a moderado do quadrante oeste, soprando por vezes forte no litoral, com rajadas até 70 km/h, até ao fim da manhã, sendo forte nas terras altas, com rajadas até 90 km/h.

Está ainda prevista uma subida da temperatura mínima. As temperaturas mínimas vão oscilar entre os 2 graus Celsius (na Guarda) e os 12 (em Lisboa) e as máximas entre os 8 (na Guarda) e os 17 (em Faro).

O IPMA prevê para segunda-feira no arquipélago da Madeira períodos de céu muito nublado, chuva, passando a aguaceiros fracos a partir do fim da tarde, vento fraco a moderado do quadrante oeste, sendo por vezes forte nas terras altas e pequena subida da temperatura mínima.

No Funchal as temperaturas vão variar entre os 15 e os 21 graus e no Porto Santo entre os 15 e os 19 graus.