Que o artista The Weeknd foi a estrela do famoso intervalo do Super Bowl deste ano não restam grandes dúvidas. A pandemia obrigou o canadiano de 30 anos a atuar sem convidados e, durante 14 minutos, o cantor tirou da cartola hit atrás de hit, de “The Hills” a “I Feel It Coming”. A performance — para a qual o próprio contribuiu com quase 6 milhões de euros do próprio bolso — não passou despercebida nas redes sociais que, apesar dos elogios, deram largas à imaginação e os memes são vários.
A certa altura da atuação, o artista que gozou de um espetáculo de luzes surpreendente, transitou do palco montado nas bancadas para uma sala espelhada e iluminada a tons dourados. Numa primeira fase, é de The Weeknd quem se filma a si próprio, navegando de forma propositadamente confusa pelos corredores, um momento que serviu de gatilho nas redes sociais — houve mesmo quem comparasse alguns frames dessa cena às por vezes difíceis videochamadas protagonizadas pelos pais, ineptidões tecnológicas quem nem a pandemia parece conseguir resolver. Mas os memes incluem mais referências ao universo pós-Covid-19, incluindo as muito disputadas sobras de vacinas.
When your parents try to talk to you on FaceTime pic.twitter.com/gXMpjOKe6L
— Matt Harmon (@MattHarmon_BYB) February 8, 2021
Me trying to find a vaccine site with extra shots about to go to waste pic.twitter.com/JMkl63MxHE
— jason@calacanis.com (@Jason) February 8, 2021
Leaving the camera on selfie mode accidentally pic.twitter.com/6qftEZLTWO
— Ronnie 2K 2K21 (@Ronnie2K) February 8, 2021
Me after *one* alcoholic drink: pic.twitter.com/HoAqGDwc0n
— Ryan Black (@RyanABlack) February 8, 2021
“Your table is right this way, follow me” pic.twitter.com/PWtwM4ldK0
— Jasmine (@JasmineLWatkins) February 8, 2021
When you’re a kid and you lost your mom in the grocery store pic.twitter.com/XBF4rw5o4G
— Orli Matlow (@HireMeImFunny) February 8, 2021
À falta de convidados, o artista rodeou-se de dançarinos sincronizados vestidos de preto e vermelho, à sua imagem e semelhança, e com ligaduras nos rostos — uma referência do cantor que se tornou comum no ano que passou. Os companheiros de atuação não escaparam à mira daqueles que navegam pelo Twitter e se por um lado foram comparados a múmias, por outro suscitaram semelhanças com personagens das sagas “Star Wars” ou “Guardiões da Galáxia”.
The Weeknd’s backup singers #PepsiHalftime #SuperBowl pic.twitter.com/bdJ6yd9yaR
— TrivWorks (@TrivWorks) February 8, 2021
I auditioned for the #PepsiHalftime but didn’t book. Congrats to C3PO & their ancestors. pic.twitter.com/pZR4fkVDuc
— Anna Roisman (@AnnaRoisman) February 8, 2021
I thought it was a bunch of Star-Lords pic.twitter.com/3pVDd0O23p
— Scrummy Dave (@ScrummyDave) February 8, 2021
I would admit the #SuperBowl Halftime show with @theweeknd was pretty colorful and bright.
With Dancing Mummies and Less of a Stripper Party Dance show like last year! ???? https://t.co/fs9qhdqu7h pic.twitter.com/fhG7RA3H49— Woody and Daffy Duck (@DaffyWoody) February 8, 2021
Os muitos memes que invadiram (e invadem) as redes sociais receberam destaque na imprensa internacional, com o The New York Post, por exemplo, a escrever de forma satírica que o The Weeknd precisa de uma bússola, não fosse a cena a lembrar um labirinto iluminado a cativar a atenção dos internautas. Ao começo da manhã, o artista era até um dos “assuntos do momento” no Twitter em Portugal, com muitos utilizadores a afirmarem que já compraram bilhete para o concerto no próximo dia 25 de outubro de 2022.