Cara ou coroa. Suzie Dorner treinou vezes sem conta o ato de atirar a moeda ao ar antes da grande noite do futebol americano. No domingo, coube à enfermeira-chefe das Unidades de Cuidados Intensivos no Tampa General Hospital, nos EUA, a responsabilidade de ajudar a decidir quem jogava primeiro, se os Tampa Bay Buccaneers, os grandes vencedores do Super Bowl LV, se os Kansas City Chiefs. O gesto foi duplamente simbólico, com Suzie a representar em pleno relvado todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate à Covid-19.

Num ano ainda marcado pela pandemia — condição que reduziu drasticamente o número de adeptos no estádio em Tampa, na Florida —, a organização escolheu três capitães honorários: além de Suzie, foram ainda convidados Trimaine Davis, professor, e o veterano da Marinha James Martin. Foi precisamente neste trio que se focou o poema de Amanda Gorman, que aos 22 anos foi a primeira poetiza a declamar naquele evento desportivo, dedicando um poema original às três figuras que durante a pandemia têm apoiado as respetivas comunidades.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Durante o surto de Covid-19, Suzie tem, entre outras tarefas, facilitado reuniões entre os pacientes hospitalizados e respetivos familiares por via da tecnologia. A enfermeira-chefe não é indiferente à dificuldade de comunicação trazida pela pandemia, tendo perdido duas avós no ano que passou — não morreram na sequência do novo coronavírus, mas isso não impediu que não conseguisse despedir-se de ambas. “Não consegui dizer adeus. Então, uma coisa em que insisti foi na tecnologia”, disse citada pela Global News.

Em novembro, Suzie apareceu num vídeo divulgado pelo Tampa General Hospital, mostrando o trabalho feito naquela unidade no combate à pandemia — no Super Bowl do último domingo estiveram presentes 7.500 profissionais de saúde já vacinados.

Noutro vídeo, publicado na página de Facebook do liceu que Suzie em tempos frequentou, a enfermeira-chefe comenta que não sabe bem como é que as coisas se desenrolaram para que fosse eleita um dos três capitães honorários, chegando a achar que apenas estava a ser contactada para receber bilhetes, para si e para a sua equipa, para o Super Bowl LV.

Num registo diferente, comenta ainda que lidar com a pandemia tem sido “extremamente desafiante”. “Tem sido difícil fisicamente e emocionalmente”, diz, referindo-se ainda a uma realidade “mentalmente esgotante”. “Mas eu tenho uma equipa incrível com a qual trabalho e tentamos manter-nos positivos e apoiar-nos uns aos outros. Dia após dia, aparecemos e estamos aqui.”