A UEFA anunciou esta terça-feira que a primeira mão da eliminatória dos 16 avos de final da Liga Europa entre o Benfica e o Arsenal vai disputar-se em Roma, no Estádio Olímpico da capital italiana. A data do jogo, 18 de fevereiro, não é alterada, e ainda não existem informações complementares sobre o jogo da segunda mão, que inicialmente aconteceria em Londres — ainda que seja expectável que também essa partida decorra em terreno neutro. As outras duas equipas portuguesas ainda envolvidas nas competições europeias, FC Porto e Sp. Braga, mantêm por agora os jogos marcados para território português e italiano, contra Juventus e Roma, respetivamente.
????️ Several men's and women's UEFA matches have been rescheduled or moved due to on-going restrictions.
You can keep up with all the changes here: ????#UCL #UEL #UWCL
— UEFA (@UEFA) February 9, 2021
O comunicado da UEFA acaba por confirmar que são seis, entre oitavos de final da Liga dos Campeões e 16 avos de final da Liga Europa, os jogos que terão de decorrer em estádio e cidade neutra devido às restrições de circulação impostas por vários países europeus, causadas pela pandemia. Na Liga dos Campeões, o RB Leipzig-Liverpool, o Borussia Mönchengladbach-Manchester City e o Atl. Madrid-Chelsea não poderão acontecer nas cidades originais, na Alemanha e em Espanha, e foram por isso reagendados para Budapeste (Hungria), nos dois primeiros casos, e para Bucareste (Roménia), no caso da equipa de João Félix. As datas dos jogos — 16, 24 e 23 de fevereiro, respetivamente — mantêm-se. Na Liga Europa, e para além do encontro entre o Benfica e o Arsenal, também o Molde-Hoffenheim passou da Noruega para Villarreal, em Espanha, e o Real Sociedad-Manchester United passou do País Basco para Turim, em Itália, ambos também com a manutenção da data inicial de 18 de fevereiro.
Benfica defronta Arsenal, Sp. Braga joga com a Roma: o sorteio dos 16 avos da Liga Europa
Além das competições europeias de futebol masculino, a UEFA anunciou ainda mudanças em dois jogos de futebol feminino — sendo que um deles envolve a seleção portuguesa. Assim, Portugal, que iniciou esta terça-feira o estágio no Algarve para preparar precisamente a qualificação para o Euro 2022, vai jogar contra a Escócia em Larnaca, no Chipre (23 de fevereiro). A outra partida que também sofreu alterações foi o Brondby-Vålerenga, a contar para os 16 avos de final da Liga dos Campeões feminina, já que a eliminatória será disputada apenas a uma mão (11 de fevereiro).
(artigo atualizado às 11h35 do dia 10 de fevereiro com a informação de que também o Atl. Madrid-Chelsea será jogado em terreno neutro, em Bucareste, na Roménia)